25 de Julho de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Câmara de Condeixa reduz IMI a famílias com filhos

24 de Setembro 2021

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova aprovou, na semana passada, a manutenção da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a cobrar em 2022 no valor mínimo de 0,3 por cento mas as famílias com filhos terão ainda deduções de até 70 euros sobre este valor, em função do número de filhos.

“Com a manutenção da taxa mínima do IMI nos 0,3 por cento a Câmara de Condeixa está a abdicar de uma receita de cerca de 800 mil euros que ficam do lado dos condeixenses, com o objetivo de manter uma política fiscal socialmente atrativa no nosso concelho e beneficiando as famílias com maior número de filhos. É uma forma de equilibrar o orçamento destas famílias que mais contribuem para o aumento e rejuvenescimento da nossa população”, justificou o presidente da Câmara, Nuno Moita.

O autarca estima que “só esta medida de discriminação positiva das famílias com filhos implique uma perda de receita na ordem dos 55 mil euros, beneficiando, em contrapartida, 1.897 famílias com filhos residentes no concelho de Condeixa, que pagarão menos de IMI em 2022”.

A proposta prevê uma redução fixa de 70 euros a aplicar em 2022 às famílias com três ou mais filhos (69 famílias reúnem condições), de 40 euros às famílias com dois dependentes (711 famílias) e de 20 euros aos agregados (1.117) com um filho. Estas deduções aplicam-se sobre o valor a pagar de IMI, que já se encontra fixado na taxa legal mínima, de 0,3 por cento.

Esta redução assenta apenas sobre imóveis destinados a habitação própria e permanente coincidente com o domicílio fiscal do proprietário.

Na reunião do Executivo foi ainda aprovada uma minoração do IMI de 20 por cento do valor da taxa a aplicar nos prédios localizados nas freguesias de Vila Seca e Bendafé, Furadouro e Zambujal, como medida de incentivo à construção de habitação própria naquelas freguesias do concelho.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM