24 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Câmara de Coimbra vai construir Pista de BMX no Bolão

17 de Maio 2019

A Câmara Municipal de Coimbra abriu um concurso público para a construção da futura Pista Municipal de BMX, nos Campos do Bolão, a norte do parque de estacionamento da estação ferroviária de Coimbra B. Com um investimento previsto superior a 300 mil euros, o projeto foi desenvolvido em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo, de modo a garantir que o novo equipamento desportivo tenha as condições adequadas à prática da modalidade e à realização de provas oficiais nacionais, tendo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro já emitido parecer favorável à sua implantação.

De acordo com a autarquia, o recinto vai incluir a pista principal, com respetiva rampa de saída de cinco metros, três curvas e quatro retas – sendo a segunda reta dupla -, meta e zona de desaceleração. Complementarmente, vai ser executada uma pista de aquecimento e treino de juniores (pumptrack), com duas curvas e duas retas.

O recinto irá dispor ainda de uma área destinada a equipas, assim como uma zona para espetadores. Estas áreas serão ocupadas por estruturas amovíveis, tais como gabinete para escritório, posto de primeiros socorros e WC.

A pista principal terá um acabamento em pó-de-pedra bem compactado na zona de retas. Nas curvas e pontos de chegada de saltos, assim como ao longo da rampa de partida a superfície será acabada com tapete betuminoso, reduzindo assim as necessidades de manutenção e a degradação destes locais que, como alerta o Município, estão “naturalmente mais sujeitos a desgaste”.

A intervenção contempla também a zona envolvente à pista, prevendo a concretização de um percurso pedonal contínuo desde a estação até à zona de bosquete/parque de merendas existente mais a norte.

A Pista deverá ser vedada, estando previsto um acesso para visitantes e viaturas de apoio virado para o estacionamento existente. O espaço irá contemplar infraestruturas elétricas de apoio assim como iluminação do recinto, prevendo-se ainda rede de abastecimento de água e esgotos de modo a garantir o funcionamento e a correta manutenção da Pista.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM