As ruas João Machado, Manuel Rodrigues e Rosa Falcão, na Baixa da Coimbra, bem próximas da Rua da Sofia, vão ser requalificadas. Da responsabilidade da Câmara de Coimbra, a obra representa um investimento superior a um milhão de euros e está incluída no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra.
Os trabalhos visam melhorar a mobilidade pedonal e rodoviária, remodelar as infraestruturas do subsolo e a iluminação pública. De acordo com a autarquia, o betuminoso vai dar lugar a lajeado de granito para potenciar uma redução da velocidade de circulação dos automóveis, aumentando assim também a segurança dos peões. Nos passeios vai ser aplicada calçadinha de calcário em substituição da calçada grossa existente, o que trará uma sensação de maior conforto e garantirá uma maior regularidade nos pavimentos pedonais. O projeto preocupa-se ainda com a parte estética, uma vez que estas vias estão muito próximas da Rua da Sofia, classificada como Património Mundial da UNESCO. Assim, vai ser dada continuidade aos pavimentos pedonais da Sofia onde existe calçadinha pequena branca e preta com estereotomia de linhas paralelas e perpendiculares.
As infraestruturas do subsolo vão ser também remodeladas, designadamente de distribuição de água e de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais, bem como infraestruturas elétricas, de iluminação pública e de telecomunicações.
De acordo com o Município, a requalificação destes espaços são também “um incentivo à revitalização e valorização do edificado, que contribuirá para uma diversidade social, económica e ambiental, tal como tem acontecido noutros lugares da cidade”.
Recorde-se que a autarquia tem vindo a apostar na requalificação de diversos locais do “coração” da cidade, como o Terreiro da Erva, a Praça do Comércio, o espaço público na margem direita do rio Mondego e as ruas Direita e da Nogueira.