A Câmara Municipal de Coimbra aproveitou o facto do Centro Olímpico de Piscinas Municipais estar encerrado ao público, devido à pandemia da Covid-19, para renovar os blocos de largada e o respetivo sistema tecnológico.
Esta intervenção, que representa um investimento de cerca de 67 mil euros, inclui a aquisição do sistema OMEGA da Swiss TIME LTD, companhia do grupo Swatch LTD, utilizado em provas de natação pura reguladas pela Federação Internacional de Natação (FINA).
A autarquia realça que “o Centro Olímpico de Piscinas Municipais já possui características físicas de elevada qualidade e condições técnicas relevantes”, estando preparado para receber grandes eventos desportivos ao nível da natação pura, incluindo provas internacionais de alta competição.
A instalação do sistema OMEGA vai ajudar a melhorar as condições de treino e competição do Centro Olímpico, equipamento que já é conhecido por ajudar na obtenção de boas marcas para o cumprimento dos objetivos desportivos dos atletas, designadamente no aceso a competições internacionais, como os Jogos Olímpicos.
A instalação do sistema OMEGA da Swiss Time LTD vai ajudar a melhorar as condições de treino e de competição do Centro Olímpico, que já é conhecido por ajudar na obtenção de boas marcas para o cumprimento dos objetivos desportivos dos atletas, designadamente no acesso a competições internacionais, como os Jogos Olímpicos.
De acordo com a autarquia, estes blocos trazem maior estabilidade, o que garante que o nadador tenha uma largada mais explosiva. Testes realizados por nadadores de classe mundial mostraram também que o bloco de partido agora adquirido pela Câmara contribui, também, para uma taxa mais rápida em comparação com o bloco padrão, garantindo ainda que a posição do corpo do nadador esteja na posição mais correta.
Esta tecnologia atende a todos os requisitos oficiais da competição da FINA, assegura o Município.