A Calçada de Santa Isabel e espaços adjacentes, em Santa Clara, vão ser requalificados. O projeto, já aprovado pelo executivo da Câmara Municipal de Coimbra, representa um investimento superior a 1,1 milhões de euros e tem um prazo de execução de 365 dias.
Integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra, esta intervenção, da responsabilidade da autarquia, tem em vista a melhoria das condições de conforto, acessibilidade e segurança para a mobilidade pedonal. De acordo com o Município, visa requalificar aproximadamente 5.600 metros quadrados, que incluem todo o espaço da referida via, desde a cota mais elevada (Rua Mendes dos Remédios) até à cota mais baixa (Rua Carlos Alberto Pinho de Abreu); a plataforma de acesso ao Convento de Santa Clara-a-Nova; a Travessa de Santa Isabel; e as escadas de acesso ao Largo da Nossa Senhora da Esperança.
A operação prevê, ainda, a repavimentação de toda a área e a criação de uma faixa central de conforto; a estabilização e tratamento de alguns muros; o melhoramento da iluminação pública; o reordenamento do estacionamento; a renovação do mobiliário urbano; e a realização de novas infraestruturas, incluindo o enterramento de cabos aéreos e a limpeza dos cabos das fachadas.
Complementarmente, está prevista a criação de um miradouro junto ao extremo do muro do Convento São Francisco, criando um novo local para contemplação da paisagem da cidade de Coimbra.