15 de Junho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Basquetebol Olivais: Sub-19 femininos lutam pelo título de campeão nacional

24 de Maio 2019

A equipa de Sub-19 femininos do Olivais Futebol Clube (FC) disputa, de hoje a domingo, a Fase Final do Campeonato Nacional daquele escalão. A jogar em casa, no Pavilhão Eng. Augusto Correia, a equipa sonha com o título de campeã nacional.

Durante a apresentação da final, que decorreu na terça feira, no Espaço Basquetebol, no Atrium Solum, o presidente do Olivais FC, Jaime Silva, sublinhou a qualidade das quatro equipas que chegam a esta fase, juntando-se ao Olivais o GDESSA, Quinta dos Lombos e AD Vagos.

Com uma “brilhante carreira” nesta época, a equipa do Olivais, treinada por Cristina Ferreira, chega à final com apenas uma derrota e espera agora repetir a festa da equipa sénior que ainda há poucos dias conquistou também o título de campeã nacional, num pavilhão completamente lotado onde a festa foi não só do Olivais mas de todos os adeptos do basquetebol.

Jaime Silva, Luís Santarino e Marta Prata apresentaram a prova

O primeiro jogo está marcado para as 20h00 de hoje, entre o Olivais e o GDESSA. O segundo disputa-se às 22h00, entre o Quinta dos Lombos e o AD Vagos. Amanhã, às 16h30, joga o vencedor do primeiro jogo com o vencido do segundo e, às 18h30, joga o vencido do primeiro jogo com o vencedor do segundo. No domingo, às 15h00, as duas equipas derrotadas no sábado disputam os terceiro e quarto lugares e, às 17h00, as duas equipas vencedoras lutam pelo título de campeã nacional.

Coimbra volta, assim, a ser palco de uma grande festa do basquetebol. Jaime Silva agradece o apoio constante da Associação de Basquetebol de Coimbra (ABC), da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, bem como de todos os associados, dirigentes e adeptos do Olivais.

O presidente sublinha ainda que “o Olivais não é só um clube de equipas seniores”, apesar de esta ter sido uma época fantástica para a equipa feminina, que conquistou não só a Taça de Portugal mas também o campeonato e que vai disputar, a 5 de outubro, a Supertaça, podendo ainda, assim o clube reúna os apoios necessários, participar nas competições europeias.

“Podemos repetir agora os feitos, o que é muito difícil, porque isto de se ser campeão nacional não é tarefa fácil para nenhuma modalidade”, realça, congratulando-se com o facto de o clube ter mais três equipas, todas da formação, em fases finais.

Apesar das finais serem sempre imprevisíveis, o Olivais está entre as quatro melhores equipas e vai lutar pelo título. O pavilhão volta a ser palco, nestes três dias, de um grande espetáculo de basquetebol e o presidente espera que possa voltar a encher, convidando todos a irem assistir a grandes jogos.

Depois desta final, segue-se logo outra, no fim de semana seguinte, a 1 e 2 de junho, desta vez com a equipa de Sub-16 femininos a disputar em casa a Fase Final da Taça Nacional. Segue-se ainda uma terceira final, de 14 a 16 de junho, em Olhão (Algarve), onde a equipa de Sub-14 masculinos vai disputar a Fase Final do Campeonato Nacional deste escalão.

“Temos três equipas da formação em fases finais. Mesmo que não consigamos ganhar, este ano é o melhor ano de sempre em termos de classificações e distinções para o Olivais FC”, sublinha o presidente, considerando que este é um “ano de ouro para o Olivais” e também para a sua formação.

O presidente da ABC, Luís Santarino, destacou também a brilhante época do Olivais, clube que vive “uma fase excecional”, felicitando-o não só pelas conquistas da equipa sénior como também pela prestação de todas as equipas da formação que vão disputar agora estas fases finais. Considera que “o basquetebol está em alta” e dá “os parabéns ao Olivais pelo excelente trabalho que está a desenvolver, tanto na competição como na formação”.

Marta Prata, chefe da divisão do Desporto da Câmara de Coimbra, considerou também que todos “estes sucessos do Olivais” são um “grande orgulho” para a cidade, enaltecendo todo o trabalho que a coletividade tem vindo a desenvolver.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM