23 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Banco de Recursos Colmeia: 15 anos a apoiar as famílias de Cantanhede

14 de Janeiro 2022

O Banco de Recursos Colmeia conta já com 15 anos ao serviço das famílias mais vulneráveis do concelho de Cantanhede. Esta reposta social, que celebrou mais um aniversário a 6 de janeiro, continua a afirmar-se como “uma das mais relevantes respostas sociais” do Município, apoiando os cidadãos e famílias que se deparam com maiores dificuldades.

A vereadora da Ação Social, Célia Simões, destacou “o trabalho social desenvolvido por este importantíssimo equipamento social ao longos destes 15 anos de existência”, manifestando “enorme orgulho pelo leque de propostas que oferece à comunidade, revelando-se uma verdadeira mais-valia”. A autarca explica que “o Banco de Recursos fomenta também uma cadeia de solidariedade essencial entre a população que tem permitido resolver inúmeras situações de carência”, assim como fomenta a “cooperação entre entidades”, assumindo-se como uma resposta social de grande alcance, o que permite “fazer face às emergências sociais”.

Célia Simões salientou, ainda, “o esforço da Câmara Municipal que, perante as dificuldades sociais crescentes colocadas pela crise pandémica, teve coragem para efetuar um reforço dos recursos humanos no Colmeia” congratulando-se “pelo excelente trabalho realizado pelas técnicas que aí se encontram”. Deixou também uma palavra de agradecimento aos voluntários, pelo “apoio inexcedível” que têm assegurado, mesmo durante este período de pandemia.

Esta resposta social solidária tem abrangência concelhia e funciona como serviço de apoio imediato e direto na satisfação de necessidades básicas e secundárias de famílias e indivíduos sinalizados pela rede social do concelho, através da entrega de produtos de várias tipologias (roupa, géneros alimentares, calçado, brinquedos, material didático, móveis, eletrodomésticos, entre outros), promovendo a melhoria das suas condições de vida.

Com o lema “Ajude a Ajudar!”, este equipamento é um espaço de “dar e receber” que funciona como fator de mobilização dos cidadãos e de empresas/instituições na recolha de bens, numa função de grande alcance social que, como destaca a autarquia, “encerra também preocupações de sustentabilidade e preservação ambiental, através do combate ao desperdício, da reciclagem e reaproveitamento de produtos e equipamentos, fomentando a economia circular”.

De forma a fazer face às crescentes necessidades inerentes ao surto viral da covid-19 e de modo a dar uma resposta adequada ao aumento significativo de famílias em situação de vulnerabilidade social, a Câmara Municipal efetuou um importante reforço de recursos humanos, a que se junta o apoio fundamental de um grupo de voluntários, garantindo assim uma resposta apropriada e personalizada a todos os que recorrem a este apoio social. Recorde-se que a dinamização do Banco de Recursos contou, desde a sua criação e até março de 2020, com o apoio de uma equipa de voluntários do Banco de Voluntariado de Cantanhede supervisionada pela Divisão de Ação Social e Saúde da autarquia, em articulação com entidades que constituem a Rede Social.

A funcionar desde 6 de janeiro de 2007, o Banco de Recursos gerou já um fluxo de 1.297.305 bens doados por pessoas, instituições e empresas, campanhas de solidariedade, em benefício de cerca de 840 famílias, num total de mais de 2.900 pessoas.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM