A Festa da Flor e da Planta está de regresso, um ano depois de interregno, à Baixa de Coimbra já no próximo dia 18.
Entre as 10h00 e as 18h30, a iniciativa de animação urbana vai decorrer em quatro espaços da Baixa de Coimbra e vai contar com mostra de flores, plantas e tapetes floridos, a habitual animação cultural e a presença de gastronomia e doçaria tradicional, que ficará a cargo de associações de cariz etnográfico e folclórico de Coimbra.
Esta ação decorre também no âmbito do Dia Internacional do Fascínio das Plantas, que se assinala nesse dia, com o objetivo, de celebrar a natureza e promover a biodiversidade.
O certame vai reunir perto de meia centena de expositores, entre viveiristas, floristas, associações de âmbito cultural, recreativo, social, folclórico e etnográfico. Vão estar presentes, ainda, expositores que desenvolvem atividades de índole diversa no domínio do património verde.
Num percurso que abarca a Praça 8 de Maio, o Largo do Poço, a Praça do Comércio e as Escadas do Gato, os visitantes vão poder observar uma mostra de tapetes florais, concebidos por associações do concelho, que imprimem ao evento traços de criatividade únicos, com apontamentos alusivos à celebração dos 50 anos da Revolução de Abril.
A iniciativa vai ser, ainda, marcada por vários momentos de animação, com destaque para a recriação das tradições da região de Coimbra, a cargo de coletividades locais.