14 de Outubro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Atividades extracurrriculares: opções que ajudam a crescer

13 de Setembro 2019

As crianças e jovens estão de regresso à escola. O ano letivo 2019/2020 arrancou esta semana, com as aulas a começaram entre terça feira e o dia de hoje, de acordo com a decisão de cada escola. Este é sempre um período aguardado com alguma ansiedade por alunos e encarregados de educação e marca não só o início do novo ano mas também de muitas outras atividades extracurriculares que ajudam os mais novos a crescer de forma pedagógica, lúdica, saudável e divertida.

Esta é, portanto, altura de escolher a atividade que melhor se adequa a cada criança ou jovem. A formação e crescimento não se faz apenas na escola e, atualmente, há uma grande panóplia de atividades que estão disponíveis e que se adequam aos mais variados gostos, como música, atividades desportivas, línguas, dança, teatro, natação, arte, entre muitas outras que podem ajudar a descobrir novas paixões e aptidões.

A maioria destas atividades decorrem fora da escola e não será difícil encontrar propostas e informações sobre o que há disponível. Na maioria dos casos, as crianças e jovens sabem o que querem e são os próprios que o pedem aos pais, muitas vezes motivados também pelos amigos que já frequentam determinada atividade. Noutros casos, são os pais que os estimulam a inscrever-se e a experimentarem, havendo também muitas opções que lhes proporcionam vivências de grupo, como os escuteiros e os desportos coletivos.

Tento em conta os horários escolares já bastante preenchidos, há que ter o cuidado de não sobrecarregar a “agenda” dos mais novos com atividades em demasia, de forma a que tenham tempo e disponibilidade, física e mental, também para se dedicarem ao estudo, à família e aos amigos, no fundo, para serem feliz.

Centro de Explicações Rumo ao Sucesso

Com o regresso à escola, surge também a preocupação dos pais e encarregados de educação em assegurar o melhor acompanhamento educativo dos filhos que passa, em muitos casos, por uma ajuda suplementar fora da escola.

O Centro de Explicações Rumo ao Sucesso foi criado precisamente para dar essa resposta, apoiando o estudo e ajudando os alunos a preparar-se para os vários desafios, não só nos testes e exames mas também noutras atividades, como traduções, terapia da fala, psicologia clínica e educacional e, ainda, atividades nos períodos de férias escolares. Joana Matos, diretora do centro, destaca o serviço de apoio ao estudo, “um serviço muito completo que ajuda na resolução dos trabalhos de casa diariamente e que prepara os meninos para os testes, apoiando-os em todas as disciplinas”. Lembra também que dispõe da plataforma “Educabiz”, que “permite aos pais acompanharem, online, os registos diários das atividades tanto escolares como lúdicas”, bem como a opinião da equipa sobre “o desempenho e progresso dos alunos”.

Criado há 9 anos em Montemor-o-Velho para “ajudar os alunos a terem sucesso”, este centro de explicações chegou a Coimbra há um ano, onde está situado na Rua José Leite Vasconcelos, na entrada principal do Bairro de Santa Apolónia. Marca registada a nível nacional, o Rumo ao Sucesso conta com uma equipa de professores especializado em cada área, que atua em todas as disciplinas e em todos os níveis de ensino – 1.º, 2.º e 3.º ciclos, secundário e ensino superior.

De destacar também a parceria estabelecida com o União Clube Eirense que, de acordo com Joana Matos, assegura o transporte escolar, beneficiando os atletas do clube de um desconto de 10 por cento nas atividades do centro. Com descontos também para irmãos, este espaço está aberto todo o ano, mesmo em agosto, e o seu espaço está adaptado para pessoas com mobilidade reduzida.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM