A Associação Integrar formalizou na passada terça-feira (5) um protocolo de colaboração com o Núcleo de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no âmbito do Dia Internacional do Voluntariado.
“Este Núcleo de Estudantes vai juntar-se às causas da Instituição e colaborar, através de ações de voluntariado, na Cozinha Solidária. Está também prevista a realização de campanhas de recolha de alimentos a favor da Cozinha Solidária”, refere a Associação Integrar.
A Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) refere ainda que “a Cozinha Solidária da Integrar é o único serviço de apoio alimentar a funcionar todos os dias do ano, incluindo sábados, domingos, feriados e épocas festivas(Natal, Ano Novo, Páscoa), procurando dar resposta a todas as situações” que lhes “chegam diariamente”.
Segundo a Associação, em 2022 foram servidas, na Cozinha Solidária, no âmbito da Cantina Social e do Serviço de Alimentação Solidária, cerca de 8.864 refeições e, em 2023, até ao dia 30 de novembro, 9.585 refeições. “É notório o aumento exponencial dos pedidos de ajuda e do respetivo apoio. Em 2024, prevemos ultrapassar as 10.000 refeições”, vinca.
“O voluntariado é uma força motriz da Instituição e, nomeadamente, da Cozinha Solidária, que conta com 10 voluntários individuais e dois grupos de voluntariado (ELSA Coimbra e Nova Acrópole) na confeção e entrega de refeições e também na realização de campanhas e ações comuns”.