13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Arganil restaurou Arco Triunfal da Igreja de Vila Cova do Alva

23 de Abril 2021

As obras de conservação e restauro do Arco Triunfal da Igreja Matriz de Vila Cova do Alva já estão terminadas. O anúncio foi feito pela Câmara de Arganil que investiu cerca de 30 mil euros na recuperação desta igreja barroca, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Natividade.

Este templo foi construído no século XVIII e classificado em 2011 como monumento de interesse público pelo Ministério da Cultura. Para o presidente da Câmara, Luís Paulo Costa, os trabalhos efetuados no interior deste imóvel de “grande expressão e valor patrimonial e cultural” de Arganil, “dão uma nova projeção” ao monumento e à localidade de Vila Cova de Alva, “enquanto parte integrante” da rede turística Aldeias do Xisto.

As obras visaram “a correção das patologias existentes, a eliminação de fatores que pudessem potenciar a degradação do suporte lenhoso e a recuperação formal e estética do conjunto que forma o Arco Triunfal”, explica a autarquia.

O investimento de 30 mil euros foi comparticipado pelo programa Valorizar, através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, no âmbito de uma candidatura apresentada pela Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (ADXTUR).

“As operações levadas a cabo ao longo dos últimos seis meses tiveram como objetivo a preservação do monumento, designadamente as pinturas presentes no Arco Triunfal, seguindo os parâmetros de intervenção mínima de forma a respeitar a autenticidade da obra”, realça o presidente.

Luís Paulo Costa destaca, ainda, “o inegável interesse turístico e o papel preponderante que a Igreja Matriz assume no roteiro religioso do concelho”, e realça que entre as preocupações do Município “está a salvaguarda e a promoção da paisagem cultural, a valorização do património arquitetónico e a dinamização dos pontos turísticos do concelho”.

Para a concretização da intervenção no imóvel, que a historiadora Regina Anacleto define como “um dos mais interessantes exemplares religiosos da arquitetura barroca”, a Câmara firmou um protocolo de colaboração com a Fábrica Paroquial de Vila Cova de Alva, em junho de 2020.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM