“Hoje Voltei” é o título do novo livro de António Inácio Nogueira, uma “homenagem” que o autor faz à família do seu pai, mantendo assim “vivas as memórias desta família” que, como recorda, tem “raízes muito pobres”.
“Prefiro deixar este livro do que propriedades”, sublinha, esclarecendo que esta é uma edição de autor, com número de exemplares limitado e que tem como finalidade presentear a família da parte do seu pai, à semelhança do que já fez também, em tempos, com a família da mãe.
“Hoje Voltei” não é, como explica, “uma obra de estudo” e “muito menos uma monografia” ou “um livro histórico”. É sim uma obra que escreveu para seu prazer, “pela terra, pelas pessoas”, uma homenagem à família que deixa para a prosperidade, uma história com gente dentro e repleta de património e afeto.
António Inácio Nogueira, 77 anos, é licenciado em Ciências Físico Químicas, mestre em Ciências da Educação e doutorado em Ciências Sociais. Exerceu funções docentes no ensino secundário e superior. Como escritor, é autor, co-autor ou teve participação em 32 livros. Colabora há vários anos com o jornal “O Despertar”, onde escreve artigos de opinião regularmente.