27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Ansião regressou à época romana

8 de Outubro 2021

O Complexo Monumental de Santiago da Guarda, no concelho de Ansião, recuou, no fim de semana passado, ao período romano. Com o lema “Em Santiago da Guarda, sê romano”, acolheu mais uma edição do Fórum Romano, evento que abriu no sábado ao início da tarde com um cortejo romano nas imediações do monumento, logo depois da inauguração pelo presidente da Câmara, Paulo Fernandes. Nesse dia realizaram-se, ainda, seminários e oficinas de arte romana.

“Caminha entre cores! À descoberta do mosaico romano”, por Filomena Limão; “Ora anda cá! À descoberta das pedras com letras” e “Põe-te ao fresco! À descoberta da pintura mural romana”, por José d’Encarnação; e “Faz um Queijo! À descoberta dos sabores mais autênticos”, por Alice Pereira, foram os momentos de incursão pelo passado que possibilitaram aos participantes conhecer melhor a história do Complexo Monumental de Santiago da Guarda e as tradições ancestrais, como aquela que confere a autenticidade e a singularidade do Queijo Rabaçal.

Este primeiro dia terminou com o espetáculo de fogo “O Bem Contra o Mal”, com cor, música e luz, depois de, durante a tarde, ter sido apresentada a peça de teatro “Os 12 trabalhos de Hércules”.

No domingo realizou-se a oficina de construção de mosaico romano durante a manhã. À tarde houve música romana e teatro.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM