André de Sousa Nunes Teixeira, aluno da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Univerdade de Coimbra (FCTUC), realizou um estudo que foi agora distinguido com o prémio “ABB” do ano letivo 2021/2022, atribuído pela multinacional Asea Brown Boveri (ABB).
A cerimónia de entrega do prémio decorreu ontem (21) na Sala do Conselho do Edifício Central da FCTUC, no Polo II da UC.
O estudante do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) realizou o estudo no âmbito da sua tese de mestrado, intitulada “LiDAR-based Topological Mapping of Orchard Environments”, tendo a classificação final sido 20 valores. O docente Lino Marques, do DEEC, foi o orientador da dissertação.
Ao longo da tese, o estudante desenvolveu um método para ajudar robôs móveis e máquinas agrícolas inteligentes a navegarem autonomamente em ambientes naturais, contendo árvores ou arbustos dispersos, como os que se encontram em pomares, olivais e florestas.
O novo método utiliza um sensor laser para que seja possível detetar e registar a forma desses elementos de vegetação e estimar a posição do robô relativamente aos mesmos, permitindo mapear campos de grandes dimensões e realizar tarefas com precisão e por longos períodos.
O prémio “ABB” distingue, todos os anos, o aluno do Mestrado em Engenharia Eletrónica e de Computadores da FCTUC que tenha obtido a classificação mais elevada numa dissertação de mestrado desenvolvida nas áreas de atuação da ABB, entre as quais Automação Industrial, Controlo Automático, Robótica, Domótica e Acionamentos/Variação de velocidade.
Para além de ter o valor de 1000 euros, o prémio contempla a oportunidade de o aluno realizar um estágio remunerado dentro da empresa.