17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Águas do Centro Litoral sensibiliza para a importância da água

22 de Março 2024

A Águas do Centro Litoral (AdCL) no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, que este ano tem como tema “Água para a Paz”, associa-se ao movimento e percorre vários municípios da sua área de intervenção, dando a conhecer o seu trabalho diário, promovendo as boas práticas ambientais, com vista à alteração de comportamentos no uso primordial da água.

A AdCL inaugura hoje (22) a exposição “Recursos Hídricos: História, Sociedade e Saber”, e ficará patente até 7 de julho, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, onde estará presente com a sua maquete interativa do Ciclo urbano da Água e ainda o seu livro “Viagem Inadiável da Água”, da autoria de António Vilhena, publicado em 2018. Esta obra atravessa a história de cada um dos 30 concelhos servidos pela AdCL, respigando a cumplicidade da sua história com a água e as suas gentes. “Mais do que fazer uma viagem pelos equipamentos de água que existem, tal como fontanários, aquedutos, entre outros, a Viagem Inadiável da Água pretende resgatar a memória do abastecimento de água às gentes de cada concelho, através de narrativas que tenham enriquecido o imaginário colectivo”, refere a empresa.

Ao longo do ano, mas em especial neste Dia Mundial da Água, a AdCL promove campanhas de sensibilização que pretendem consciencializar a comunidade para a importância de preservar a água, como bem essencial e fundamental para a qualidade de vida.

Ao longo da semana, a AdCL marcou presença em vários concelhos de forma a sensibilizar centenas de crianças para o valor da água, em especial, na gestão eficiente do ciclo Urbano da Água, através de uma Gincana de Água.

 

Fechar as torneiras durante uma hora

A AdCL volta a associar-se à campanha de mobilização à escala nacional H2Off. Promovida pela Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, a iniciativa desafia a comunidade a fechar a torneira durante uma hora, a partir das 22h00 de hoje.

Recorde-se que esta atividade, já promovida pela AdCL nos últimos anos, pretende motivar a mudança consciente de comportamentos sobre o uso correto e eficiente da água, incitando a proteção e preservação da mesma.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM