A empresa municipal Águas de Coimbra continua a liderar na satisfação dos consumidores, tendo alcançado, pela oitava vez, a melhor classificação no estudo ECSI Portugal – Índice Nacional de Satisfação do Cliente, no setor da Água.
Na edição de 2018 deste estudo, a Águas de Coimbra não só vence todos os oito indicadores de avaliação, relativamente às restantes entidades gestoras de água, como apresenta também resultados superiores aos de 2017 em sete dos oito parâmetros – “Imagem”, “Expetativa dos clientes”, “Qualidade apercebida”, “Valor apercebido”, “Satisfação”, “Gestão das Reclamações” e “Lealdade”, mantendo o valor de “Confiança”.
Em nota divulgada, a empresa municipal explica que “este prémio assume especial relevância, por ser a confirmação inequívoca da qualidade dos serviços que presta à população de Coimbra, tratando-se de um serviço público municipal com quase 130 anos de história”.
Os indicadores do ECSI revelam grande consistência no desempenho da Águas de Coimbra, ao longo dos últimos anos, conseguindo manter-se no topo da satisfação dos clientes, no setor da Água.
Recorde-se que a liderança da Águas de Coimbra neste estudo de satisfação repete o êxito já alcançado nas edições de 2009, 2011, 2012, 2013, 2014/2015, 2016 e 2017, sendo que, em 2010, esta empresa municipal ficou posicionada em segundo lugar.
O Índice Nacional de Satisfação do Cliente (ECSI Portugal) é um sistema de medida da qualidade dos bens e serviços disponíveis no mercado nacional, por via da satisfação do cliente. É desenvolvido anualmente por uma equipa que envolve o Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa (ISEGI-NOVA), a Associação Portuguesa para a Qualidade e o Instituto Português da Qualidade.
Além do setor da Água, o Índice de Satisfação do Cliente mede a qualidade dos serviços nas áreas da banca, seguros, comunicações, combustíveis, gás, eletricidade e transporte de passageiros.