O combate ao desperdício e a diminuição das perdas reais de água identificadas no sistema de abastecimento são objetivos prioritários e estratégicos da Águas de Coimbra. No Dia Nacional da Água, que se comemora amanhã (1), a empresa municipal vai promover uma sessão de esclarecimento sobre as medidas que está a implementar neste âmbito.
Esta iniciativa vai servir de enquadramento ao lançamento da campanha pública de sensibilização para o combate às perdas de água, que será divulgada em vários suportes físicos e digitais. A Águas de Coimbra pretende com esta iniciativa mobilizar os munícipes “para que reportem à empresa municipal qualquer fuga de água que observem na via pública, contribuindo para que seja rapidamente resolvida”.
“Está na ordem do dia uma preocupação generalizada com a seca, mas note-se que problema maior incide na boa gestão que devemos fazer da água. Nesta matéria, todos somos chamados a intervir, pelo que a nova campanha da Águas de Coimbra tem a pretensão de mobilizar os munícipes para uma causa que é de todos”, acrescentou a empresa municipal.
Museu da Água acolhe exposição comemorativa
A Águas de Coimbra vai ainda celebrar o Dia Nacional da Água com a inauguração da exposição “De Profundis – as cidades (delas) em suspenso”, de Luís Canário Rocha, que vai ter lugar amanhã (1), pelas 11h00, no Museu da Água. A apresentação da exposição vai ser também difundida em direto nas páginas de Facebook do Museu da Água e da Águas de Coimbra.
Luís Canário Rocha é um artista plástico português, natural de Guimarães. Como nos recorda Helena Mendes Pereira, curadora da exposição, “pertence a uma geração de artistas, como Vhils, Hazul Luzah, Daniel Eime, entre outros, que aplica a aprendizagem da academia à intervenção urbana (…). Da rua e das linguagens de intervenção urbana, traz a paleta viva, as palavras (repletas de conotação social e política) que povoam o suporte e os temas”.
A mostra vai estar patente no Museu da Água até 25 de novembro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.