4 de Outubro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Águas de Coimbra convida à reflexão sobre importância da água

2 de Outubro 2020

A empresa municipal Águas de Coimbra aproveita as celebrações do Dia Nacional da Água, que ontem se assinalou, para refletir e sensibilizar para a importância deste recurso tão valioso e escasso. Neste ano de 2020, marcado pela pandemia da Covid-19 que a todos afeta, a mensagem da Águas de Coimbra vai para além da dimensão ambiental da água, salientando também o seu valor social.

A Águas de Coimbra, que fornece água e garante a drenagem das águas residuais e pluviais em todo o concelho de Coimbra, aproveita o Dia Nacional da Água para apresentar uma campanha de comunicação institucional renovada, que aposta em duas mensagens – “Águas de Coimbra – A Água que nos une” e “Águas de Coimbra – A Água que nos dá vida”. Ambas as mensagens inspiram-se, como explica a empresa, “em valores e conceitos que ressaltam de um período atípico, marcado pelos efeitos sociais, económicos, ambientais e humanitários da pandemia”.

“Foi percetível, durante o período de confinamento obrigatório, a importância extrema que os serviços públicos essenciais – como é o caso do abastecimento de água e da drenagem de águas residuais -, têm na vida dos cidadãos e, mais do que nunca, foi importante assegurar a confiança, não só na qualidade da água fornecida, como também na qualidade e continuidade dos serviços”, realça a Águas de Coimbra, acrescentando que, por essa razão, a atual campanha de comunicação se sustentou nos conceitos de “união”, “solidariedade”, “humanidade”, “confiança”, “saúde”, “higiene”, representados em ícones que foram integrados na nova imagem gráfica.

Esta campanha começou a ser apresentada em pequenos meios, no segundo trimestre do ano, mas a sua apresentação nos grandes meios está a concretizar-se esta semana.

Empresa quer retomar atividades

A pandemia, causada pela propagação do vírus Covid-19, obrigou, em 2020, ao cancelamento de inúmeras ações de incentivo ao consumo de água da torneira e de sensibilização ambiental. Foi, ainda, em clima de incerteza que a Águas de Coimbra começou, no final do mês de setembro, a retomar algumas destas atividades, tendo marcado presença, com a Aquavan, em dois torneios nacionais de padel, realizados em Coimbra.

Salvaguardando o cumprimento das regras de segurança sanitária, a empresa acredita que pode retomar, a médio prazo, algumas destas iniciativas de comunicação e educação ambiental dirigidas à comunidade.

Exposição coletiva no Museu da Água

Para já, a Águas de Coimbra mantém a atividade do Museu da Água, espaço situado no Parque Dr. Manuel Braga onde dinamiza diversas atividades artísticas e culturais de sensibilização ambiental, a par de um vasto programa educativo dirigido às escolas.

Este espaço museológico inaugurou ontem, Dia Nacional da Água, a exposição de pintura, fotografia e escultura “Amnion”, da autoria de Juan Domingues, Victor Murta e Pedro Figueiredo. Devido às restrições impostas à realização de eventos deste género, fruto da pandemia, a cerimónia inaugural não foi aberta ao público, tendo sido transmitida em direto, nas páginas de facebook do Museu da Água e da empresa municipal Águas de Coimbra. A mostra vai ficar patente ao público até 10 de janeiro de 2021, podendo ser visitada de terça feira a domingo, entre as 14h00 e as 18h00.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM