4 de Março de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Águas de Coimbra continua a ser líder na satisfação dos clientes

13 de Novembro 2020

A empresa municipal Águas de Coimbra continua a liderar na satisfação dos clientes. Os resultados do ECSI 2020 – Índice Nacional de Satisfação do Cliente relativos a 2020 acabam de ser anunciados e, no setor da Água, a Águas de Coimbra alcança, pela 10.ª vez, a primeira posição neste estudo, com a pontuação de 8,5 (escala de zero a 10) no indicador de satisfação global dos clientes.

Os resultados indicam, ainda, que continua a subir o número de pessoas que bebe água da torneira, mais precisamente 93 por cento da população do concelho. A empresa municipal regista estes valores que têm vindo a subir todos os anos e congratula-se por, neste parâmetro, se distinguir por “larga margem de todas as entidades gestoras de água do país, em que esse indicador é consideravelmente mais baixo”.

O estudo indica que a empresa municipal venceu em todos os nove indicadores de avaliação, tendo apresentado resultados superiores aos de 2019. O índice de satisfação global dos clientes alcança, este ano, a pontuação de 8,49, numa escala de zero a 10.

A Águas de Coimbra vence, também, pela primeira vez, no indicador “Presença Digital”, introduzido em 2019, para avaliar a satisfação dos clientes relativamente à disponibilidade dos serviços através dos meios digitais; a qualidade do website e dos conteúdos publicados nas redes sociais.

Novidade neste estudo, foi também a ponderação da satisfação dos clientes relativamente à qualidade dos serviços das entidades gestoras em período de pandemia. Apesar de todas as adversidades que marcam o exercício de 2020, 91 por cento dos clientes da Águas de Coimbra consideram que a empresa municipal conseguiu manter o nível de qualidade do serviço de abastecimento de água num período crítico para a população.

“Imagem”; “Expetativa dos clientes”; “Qualidade apercebida”; “Valor apercebido”; “Gestão das Reclamações”, “Lealdade” e “Confiança” são os restantes parâmetros estudados em que a Águas de Coimbra lidera o índice de satisfação.

Recorde-se que esta é a 10.ª vez que a empresa municipal vence o estudo ECSI, no setor da Água, que anualmente avalia também a satisfação dos clientes das principais empresas em diversos setores de atividade (Banca, Seguros, Comunicações, Transportes, Gás, Combustíveis, Eletricidade e Água). A consistência da liderança da Águas de Coimbra neste setor é um caso particular no âmbito deste estudo, nos vários setores, já que é a entidade que mais vezes se manteve na primeira posição do Índice Nacional de Satisfação do Cliente.

Realizado pela NOVA Information Management School da Universidade Nova de Lisboa, Instituto Português da Qualidade e Associação Portuguesa para a Qualidade, o estudo de mercado é elaborado a partir de uma amostragem probabilística com representatividade da população de clientes de cada empresa estudada.

O projeto ECSI foi implementado em Portugal, há 21 anos, com o objetivo de disponibilizar um rigoroso índice de satisfação, capaz de aferir o nível de desempenho das empresas e marcas através da perceção do cliente.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM