A União das Freguesias de Coimbra (UFC) irá colaborar com a dinamização da Baixa da cidade no período natalício, através da disponibilização de estruturas e da realização de algumas atividades.
“A União das Freguesias de Coimbra está empenhada em adicionar ainda mais animação à Baixa da cidade durante a época festiva”, afirma a UFC.
Assim, em colaboração com a Associação Redescobrir A Arte (ARA) e a Associação para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), que organizam o Mercado de Natal, “a UFC contribui para a realização do mesmo”, disponibilizando estruturas através de aluguer de estandes, que servirão como postos de venda para cada participante aderente.
“Num gesto solidário, a UFC decidiu que a totalidade das receitas provenientes destes alugueres será direcionada para a realização de três atividades distintas na Baixa de Coimbra, durante o mês de dezembro, e para apoiar a sua área social. Esta iniciativa visa complementar a programação de animação natalícia planeada para a área e ainda melhorar os conteúdos dos cabazes de Natal deste ano”, refere.
A primeira atividade prevista é uma parceria com as escolas da cidade, que se reflete num concurso de árvores de natal feitas por alunos e professores, com material reciclado, com exposição destas árvores em vários pontos da Baixa.
Já nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, a Baixa terá a visita do Pai Natal, que proporciona “um motivo adicional para visitar esta zona da cidade e trazer os mais pequenos para desfrutar desta experiência festiva”.
“No dia 23 de dezembro está agendada a primeira concentração de pais natais de Coimbra, com prémios para os melhores, que serão acompanhados de uma demonstração de trail urbano, com uma moto e bicicleta elétricas, evento que conta com o apoio do Clube Automóvel do Centro”, acrescenta a UFC.
A União de Freguesias de Coimbra afirma ainda que, “ao aproveitar o momento do Mercado de Natal na Praça do Comércio e as receitas provenientes do aluguer das estruturas, consegue alargar o espírito natalício na Baixa de Coimbra ao realizar três eventos públicos, promovendo a vitalidade desta área da cidade”.
“Esta é uma iniciativa que visa não só enriquecer a programação natalícia da Baixa de Coimbra, mas também promover um ambiente de celebração e convívio para todos os que visitarem esta zona da cidade durante este período especial”.
Refira-se que o Mercado de Natal na Baixa de Coimbra (Praça do Comércio) tem sido uma iniciativa da União de Freguesias. Mas como este ano a Câmara Municipal promoveu uma outra iniciativa natalícia, mas de perfil diferente, no Parque Verde, a União de Freguesias recuou no seu propósito por entender que as duas realizações iriam concorrer entre si, prejudicando mais uma e outra do que beneficiando ambas. Desistiu por isso do seu Mercado de Natal, mas disponibilizou-se para ajudar as Associações promotoras através dos equipamentos de que dispõe, que aluga, garantindo assim algumas receitas que vai aplicar na área social.