22 de Fevereiro de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

Adémia ganha vida nova

24 de Janeiro 2020

Várias ruas e becos da Adémia estão a ganhar nova vida. A União de Freguesias (UF) de Trouxemil e Torre de Vilela congratula-se com as obras de melhoramento que estão em curso mas adianta que, nos próximos dois anos, é intenção do executivo continuar a investir nesta localidade da freguesia, tornando-a mais atrativa mas, acima de tudo, mais segura para a população que aí reside.

Realizados no âmbito do contrato interadministrativo de delegação de competências assinado com a Câmara Municipal de Coimbra, os trabalhos de requalificação estão, neste momento, a decorrer no Beco das Nogueiras, Beco da Quinta Branca, Travessa 4 de Maio e Azinhaga Nossa Senhora da Luz, na Adémia, num investimento de mais de 13.500 euros e que tem um prazo de execução previsto de 45 dias.

Contemplam, como explica o presidente da UF, Horácio Costa, a colocação de pavimentos e calçadas, bem como outras intervenções necessárias. “Alguns dos espaços estavam em calçada, outros em terra, mas tudo estava danificado. Pretendemos dar uma nova imagem a estas ruas e becos mas, acima de tudo, proporcionar aos fregueses uma circulação pedonal com segurança e comodidade, até porque aquela é uma zona com algumas pessoas mais idosas”, realça.

Requalificação de ruas em curso

Esta é, contudo, apenas uma de outras empreitadas que Horácio Costaquer realizar nesta localidade. Recorda que o atual executivo, também com o apoio dos serviços da Câmara de Coimbra, requalificou já o fontanário na Rua da Liberdade, que estava “completamente abandonado e quase não passava de um monte de pedras”.

Hoje o fontanário está ao serviço da comunidade mas não serve apenas aqueles que aí procuram água. Situado numa praça muito procurada sobretudo pela população sénior, esta praça funciona também como ponto de encontro e convívio, estando agora muito mais atrativa e acolhedora.

De acordo com Horácio Costa, a requalificação contemplou o fontanário mas também a zona envolvente, onde foram “colocados bancos novos, uma árvore e espaços ajardinados”, transformando aquela área numa “espécie de praça também direcionada para o lazer”, onde as pessoas podem passar o seu tempo livre, de forma confortável e agradável.

Continuar a intervir na Adémia é um dos desejos do executivo. Horácio Costa quer tornar aquela área da freguesia “segura, bonita e atrativa para quem lá vive” e lembra que ainda há muito a fazer nesse sentido, estando algumas “novas obras em vias de serem aprovadas e que contemplam outras ruas também bastante necessitadas”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM