A ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara vai investir 1,2 milhões de euros na melhoria da qualidade da água no concelho de Mira. A empresa intermunicipal, que serve os concelhos de Mira, Montemor-o-Velho e Soure, pretende garantir, com esta empreitada, não só o fornecimento de água com qualidade mas também aumentar a capacidade de reserva e transporte no sistema de abastecimento de água naquele Município.
Esta empreitada contempla a construção, na Presa, de um reservatório apoiado de duas células com 2.000 metros cúbicos e implementação de 2,2 quilómetros de condutas adutoras que estabelecem ligação à nova captação da Presa e aos reservatórios elevados na Presa e Mira. De acordo com a ABMG, a operação vai permitir o aumento da fiabilidade do sistema de abastecimento de água às populações na área de influência dos reservatórios indicados, num total de cerca de 7.000 pessoas.
A obra tem, ainda, associada a instalação de acessórios de rede e de monitorização que contribuem para a melhoria da qualidade da água. Com conclusão prevista para final de outubro de 2022, esta empreitada representa um investimento de 1,2 milhões de euros e é uma das candidaturas aprovadas pelo POSEUR – Programa Operacional, Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, com contribuição do Fundo de Coesão de 518.471.21 euros.
De referir que a ABMG assegura o abastecimento de água e o saneamento de águas residuais a cerca de 53 mil habitantes nos municípios de Mira, Montemor-o-Velho e Soure.