6 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

A Previdência Portuguesa celebra 90 anos com olhos postos no futuro

18 de Janeiro 2019

A Previdência Portuguesa está a comemorar 90 anos, um percurso longo que vai assinalar ao longo de todo o ano, com muitas e variadas iniciativas que pretendem abrir ainda mais esta associação mutualista à comunidade.

As celebrações começaram na sexta feira, 11 de janeiro (precisamente no dia em que se completavam os 90 anos), com uma cerimónia festiva que juntou, na Casa da Mutualidade, membros da Direção, equipa, associados e muitos outros convidados.

Durante a cerimónia, Luís Pais de Sousa, presidente da Mesa da Assembleia Geral, destacou o importante papel que as mutualidades continuam a ter. “Vivemos hoje um período de incertezas relativamente ao futuro daí que as mutualidades sejam imprescindíveis, também pelo seu papel no quadro da coesão social e até no âmbito da Segurança Social”, disse.

Pais de Sousa não esconde que as celebrações destes 90 anos são “um momento de orgulho” tanto para A Previdência Portuguesa como para o movimento mutualista e recordou que este movimento surgiu como “forma de os cidadãos se organizarem coletivamente, face a riscos e situações de insegurança”.

O presidente do Conselho de Administração, António Martins de Oliveira, recordou também o contexto em que A Previdência Portuguesa nasceu, em 1929, um “ano muito difícil, para a Europa e para a América do Norte”, mas que “não demoveu alguns cidadãos de Coimbra que se uniram com o propósito de trabalhar para si, para os outros, para a família e para a sociedade”.

Sempre com o olhar posto no futuro, A Previdência Portuguesa quer continuar a crescer e a desenvolver as mais diversas atividades em prol dos associados. Com um património imobiliário superior a 13 milhões de euros, que gera um rendimento próximo dos 600 mil euros, a associação mutualista quer continuar a ser reconhecida como “uma instituição de referência de excelência no mutualismo e na proteção social em Portugal”.

Neste momento festivo, Martins de Oliveira explicou que a Direção definiu cinco objetivos estratégicos para a instituição, que passam por “crescer em massa associativa e quotização, manter a rentabilidade do património, desenvolver novas valências, atingir a excelência organizacional e, por fim, reforçar a imagem d’ A Previdência Portuguesa”.

Nesse sentido, está a ser criada uma rede de promotores mutualistas para aumentar o número de associados, está a ser reabilitado o património imobiliário, estão a ser adquiridos novos imóveis e estão a ser equacionadas novas valências. A Direção pretende ainda melhorar as competências dos recursos humanos e reestruturar o sistema de gestão informático.

A par com todo este trabalho, vão ser desenvolvidas diversas atividades, abertas à comunidade, como concertos solidários, um concurso “Jovem Mutualista”, um torneio de futebol, um passeio de bicicleta, uma exposição de trabalhos dos utentes do Jardim de Infância, uma caminhada mutualista, um encontro intergeracional do Jardim de Infância e um concurso de fotografia. Destaque ainda para a inauguração de uma delegação em Santa Maria da Feira (muito em breve) e para o lançamento de um livro sobre a história desta associação mutualista, da responsabilidade do professor Amado Mendes. De acordo com o autor, esta obra vai reunir todo o percurso d’ A Previdência, desde que foi criada em 1929 até à atualidade.

Martins de Oliveira anunciou ainda que está também prevista a aquisição de uma Unidade Móvel de Saúde, bem como a realização de rastreios na Clínica Previdência Saúde, workshops na Casa da Mutualidade e outras ações de rua.

A cerimónia comemorativa contou ainda com um momento musical pelo Trio da Orquestra Clássica do Centro e um porto de honra, com o cantar dos parabéns e o corte do bolo de aniversário, num ambiente de grande partilha e muito convívio entre todos os presentes. Na ocasião, foi também inaugurada a exposição “Retrospetiva d’ A Previdência Portuguesa”,que pode ser visitada até ao final do mês.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM