A Câmara Municipal de Coimbra pretende melhorar a rede dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), que prevê a criação de uma nova linha, a reformulação e prolongamento de outras e alterações de horários.
A proposta, que foi aprovada por unanimidade, pretende aumentar a fiabilidade do serviço, melhorar as condições de trabalho dos motoristas e reforçar a resposta em zonas de maior procura, com destaque para os polos universitários. Apesar do consenso, a vereadora Ana Bastos manifestou reservas quanto à fundamentação técnica de algumas opções, nomeadamente o prolongamento da linha do Botânico, e pediu o alargamento do período experimental para três meses, pedido aceite pela presidente da Câmara, Ana Abrunhosa.
Entre as principais mudanças está a criação da linha 54, que ligará a Portagem à Portela via Polo II da Universidade, assegurando também a ligação ao Metro Mondego e reforçando a intermodalidade. Serão ainda suprimidas as linhas 33, 33R e 5F, consideradas redundantes, com os respetivos serviços a serem assegurados por linhas reformuladas.
Nas linhas 5 e 5T, o serviço é reorganizado, com ajustes de percurso e horários. As linhas 6 e 6F passam a ligar diretamente ao Hospital Pediátrico. Na linha 31, estão previstos ajustes de horários. A linha 34 é simplificada, com redefinição do percurso e eliminação da linha 34T. Nas linhas 38, 38T e 38F, os ajustamentos incidem sobretudo na organização do serviço noturno e nos horários.
Em complemento, a proposta prevê a reorganização de paragens na Quinta da Portela e no Rebolim, com criação, relocalização ou supressão de paragens.