O espetáculo “100Paredes”, criado para assinalar o centenário do nascimento de Carlos Paredes, realiza a sua última apresentação em Portugal no dia 10 de fevereiro, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra. O concerto encerra, em território nacional, a ‘world tour’ Paredes Experience, que levou a guitarra de Coimbra a mais de 23 municípios portugueses e a uma dezena de países.
A iniciativa, apoiada pelo Governo português, pela Universidade de Coimbra (UC) e por outras entidades, contará nesta apresentação final com os convidados Camané, Mário Laginha e Zeca Medeiros, sob direção artística de André Varandas e Bruno Costa, reunindo ainda vários músicos e estruturas artísticas locais.
Na apresentação do projeto, André Varandas destacou o caráter dinâmico do concerto e a sua vertente de criação artística sociocomunitária, sublinhando que “em cada país foi um espetáculo diferente”, reflexo da universalidade da guitarra portuguesa consagrada por Carlos Paredes.
No palco do TAGV estarão a guitarra portuguesa, por Bruno Costa, a guitarra clássica, por Nuno Miguel Botelho, e o piano, por André Varandas, integrados numa orquestra dirigida por Artur Pinho Maria, com textos de Carlos Clara Gomes e coreografia de Rita Grade. Participam ainda coros, escolas de dança, atores e músicos de Coimbra.
O diretor do TAGV, Sílvio Correia Santos, considerou o projeto “de grande fôlego” e profundamente ligado à cidade, enquanto o vice-reitor da UC, Delfim Leão, destacou a projeção internacional de uma criação nascida em Coimbra.
No mesmo dia será lançada uma edição limitada de um LP dedicado a Carlos Paredes, gravado com a guitarra do músico, bem como apresentada a exposição fotográfica itinerante que acompanhou toda a digressão.