11 de Setembro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

FICABEIRA e Feira do Mont’Alto elevam cultura da Beira Serra

5 de Setembro 2025

Começou ontem (4) mais uma edição da FICABEIRA – Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra e Feira do Mont’Alto, em Arganil, que promete ser palco da maior montra de produtos, cultura e música da Beira Serra até ao próximo dia 8 de setembro, fazendo desta feira a “maior e mais ambiciosa de sempre”.

O certame, que vai na sua 42.ª edição e que conta este ano com um investimento de 300 mil euros, já se tornou num evento de tradições e numa referência, afirmando-se como um espaço de convívio, valorizando a economia, o comércio e as tradições locais, onde os visitantes poderão contar com uma vasta oferta de expositores, gastronomia e iniciativas, de forma a proporcionar o melhor da região. Mas para além disso tudo, é ainda palco de grandes espetáculos, atraindo público de todo o país.

Principais novidades

Como já é habitual, o FICABEIRA procura, ano após ano, aumentar na qualidade dos seus serviços, e nesta edição a grande novidade é um espaço dedicado à Floresta da Serra do Açor, verdadeiro símbolo de esperança e resiliência após o incêndio recente que atingiu cerca de 40% do concelho e danificou parte das plantações do projeto.

Uma outra novidade para esta edição é o crescimento de área do certame. Face ao ano anterior, a feira cresce significativamente, com novos espaços e uma organização renovada, que permite uma circulação mais confortável e uma experiência mais dinâmica e envolvente para os visitantes. Conta com mais do dobro de stands, totalizando mais de 100, distribuídos por empresas, instituições públicas, artesãos e associações.

Destaque, ainda, para a ampliação da zona de restauração; para o espaço dedicado ao Rally – Arganil Capital do Rally, com exposição de carros; para a área dedicada à tecnologia com demonstrações de robótica.

Outra grande novidade da FICABEIRA é o  FicaKids, um espaço dedicado aos mais pequenos, onde as crianças poderão participar em várias atividades durante uma hora pelo valor simbólico de três euros, podendo desfrutar de várias atrações e deixarem-se levar pelo espírito infantil.

“Estamos confiantes de que será a melhor FICABEIRA e Feira do Mont’Alto de sempre”, afirma Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil.

Pessoas e instituições homenageadas

No dia 7 de setembro, Feriado Municipal, a Câmara Municipal de Arganil entrega sete Medalhas de Mérito Municipal, Grau Prata Dourada, em reconhecimento a personalidades, associações e empresas que se destacaram pelo contributo para a vida social, cultural e tecido económico. A sessão será presidida pela Ministra da Justiça, Rita Júdice, e terá lugar no Parque Verde Urbano do Sub-Paço, o mesmo local onde decorre a Feira.

Entre os homenageados estão nomes como Carlos Moura Bernardino, que se destacou como embaixador da cultura portuguesa e da identidade beirã no Luxemburgo, e António Lopes Machado, figura de referência do Regionalismo da Beira Serra em Lisboa, (a título póstumo), bem como associações históricas, com mais de 90 anos, e empresas distinguidas como PME Líder.

Será igualmente entregue, este ano, a Medalha de Mérito atribuída no Feriado Municipal de 2024 a Patrícia Costa Reis, médica pediátrica com raízes em Côja, distinguida pelo seu trabalho notável na investigação médica e na saúde pública.

Cartaz musical de peso

Com um dia já decorrido de festa, o programa deste ano foi preparado com grandes expectativas. No dia de hoje (5), sobem ao palco Van Zee e Sara Santini.

O momento mais aguardado acontece amanhã (6) com a atuação de Tony Carreira, natural da Pampilhosa da Serra, que regressa a Arganil cerca de 20 anos depois da sua última atuação na Ficabeira. O concerto promete atrair milhares de fãs. A noite prossegue com a energia dos Cromos da Noite.

No domingo (7), data do Feriado Municipal, o destaque vai para Bárbara Bandeira, seguida dos explosivos Bad Monkeyz. A festa encerra na segunda-feira (8) com Para Sempre Marco Paulo, banda tributo ao cantor, e o DJ Filipe Sanches.

A Ficabeira 2025 reforça o seu compromisso ambiental com o selo EcoEvento, incentivando a utilização de copos reutilizáveis e a correta separação de resíduos.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM