A oitava edição do Festival de Marchas de Eiras contará com a presença ilustre de algumas marchas, podendo destacar a Marcha da Madragoa (Lisboa), vencedora da competição de 2022, Marcha do Grupo Artístico da Ribeira de Frades, a Marcha Gandaresa da Praia de Mira e a Marcha de São Martinho da Cortiça (Arganil). O evento irá ter lugar na Rua da Cruz Nova, amanhã (1 de julho) com início previsto para as 21h00.
A rua onde se realizará o evento estará fechada, o que irá causar algum transtorno nomeadamente de circulação para quem vive naquela área, solicitando o presidente da União das Freguesias (UF) de Eiras e São Paulo de Frades, Luís Correia, o apoio dos moradores do Bairro da Quinta do Prado para que tudo decorra sem problemas.
Uma das novidades deste ano será a alteração do local das tradicionais Fogueiras de Eiras, que geralmente decorria no Largo de Eiras, passando a ter lugar na mesma rua onde desfilarão as marchas. A decisão partiu por uma questão de tornar os eventos mais centralizados e poupar o tempo de deslocação de um sítio para o outro que antes era necessário. “Quisemos este ano casar dois eventos que não faziam sentido estarem separados”, referiu Luís Correia.
A autarquia ainda agradeceu os apoios recebidos, em especial dos empresários da zona que estão a trabalhar em conjunto para a melhor realização do festival, pela cedência de espaços de acolhimentos de diversos grupos e algumas áreas de refeições.
O espaço contará com a disponibilização de 400 bancas para os visitantes, uma vez que a presidência apela para que, se for possível, chegar ao local com antecedência, de modo a não haver frustações na procura de vagas para os carros e um melhor conforto para assistir as marchas.
Os grupos que compõe as marchas têm por volta de 60 pessoas, sem contar com os músicos e staff, e devem começar a apresentarem-se a partir das 21h30, tendo o seu fim a 00h00, altera em que passa a centrar-se mais nas “monumentais” Fogueiras lá presente, realçando o presidente que “são maiores do que aquelas que têm lugar anualmente na Alta de Coimbra”.
O objetivo do evento, segundo a autarquia, é de aproveitar ao máximo todos aqueles que vão estar presentes neste dia que certamente vão aproveitar com maior excelência a festa.