As 50 maiores empresas do concelho de Vila Nova de Poiares registaram um volume de negócios superior a 384 milhões de euros no ano passado, segundo os dados da Informa que podem ser consultados na listagem que aqui publicamos. Verifica-se, contudo, uma quebra na ordem dos 50 milhões comparativamente a 2019, havendo também uma diminuição em termos de emprego no mesmo período, com estas 50 maiores empresas a assegurarem 1.469 postos de trabalho em 2020, menos 72 do que no ano transato.
A nível de liderança, não há alterações a registar em termos de posicionamento nos primeiros quatro lugares da tabela. A Alves Bandeira & CA, SA (localizada em Vale de Vaz) continua no primeiro lugar, com um volume de negócios superior a 241,14 milhões. Regista, todavia, uma quebra face a 2019 na ordem dos 16,1 por cento, o que corresponde a uma diminuição de cerca de 46 milhões de euros, mantendo-se, no entanto, equilibrada em termos de emprego, assegurando 506 postos de trabalho em 2020 (apenas menos um que em 2019).
Em segundo lugar continua a Alves Bandeira Tyres, SA (localizada em Vale do Vaz), com uma faturação de mais de 29,72 milhões, registando um crescimento superior a quatro milhões, o que em termos percentuais representa uma evolução de 16,5 por cento. De salientar, também, o crescimento a nível de emprego, com esta empresa a assegurar 48 postos de trabalho em 2020, mais 20 do que no ano anterior.
Na terceira posição mantém-se a Ansell Portugal – Industrial Gloves, Sociedade Unipessoal, Lda (localizada na Zona Industrial) com um volume de negócios de 26,87 milhões, o que equivale a um crescimento de 11,7 por cento. Assegura 319 postos de trabalho, apenas menos sete do que em 2019.
Em quarto lugar continua a Fresbeira – Indústria de Carnes, Lda (localizada na Zona Industrial Polo II) com um volume de negócios superior a 21,87 milhões e que assegura 72 postos de trabalho.
A primeira “mexida” surge no quinto lugar, com a M. N. Carvalho & CA, Lda (localizada em S. Miguel de Poiares) a subir uma posição, registando uma faturação superior a 6,47 milhões e garantindo 31 empregos.
Seguem-se mais alterações, com a AB Chem, SA (localizada em Vale de Vaz) a subir da 12.ª posição para a sexta, com um volume de negócios de 4,82 milhões; a Superpoiares – Supermercados, Lda (localizada em Vila Nova de Poiares) a passar da 13.ª para a sétima posição desta tabela, com uma faturação de 3,93 milhões; e a Espiga de Ouro – Transportes de Mercadorias e Comércio de Masteriais de Construção, Lda (localizada em Vila Nova de Poiares) a subir do 11.º para o oitavo lugar, com um volume de negócios superior a 3,61 milhões de euros.
Na nona posição está a Sociedade de Transportes Poiarense, Lda (localizada na Zona Industrial), com uma faturação superior a 3,54 milhões; e na décima a Dispan – Distribuidora Conimbricense de Matérias-Primas para Panificação, Lda (localizada na Zona Industrial), com um volume de negócios superior a 3,32 milhões de euros.
A nível do emprego, o destaque vai para duas empresas que empregam centenas de pessoas, primeiro a Alves Bandeira & CA, SA com 506 postos de trabalho e em segundo a Ansell Portugal – Industrial Gloves, Sociedade Unipessoal, Lda, com 319. Destaque também para a Fresbeira – Indústria de Carnes, Lda, com 72. Há, ainda, três empresas que asseguram mais de 40 empregos – Alves Bandeira Tyres, SA (48), Sociedade de Transportes Poiarense, Lda (45) e Espiga de Ouro – Transportes de Mercadorias e Comércio de Materiais de Construção, Lda (43).
A nível de setores de atividade, os mais representados são o comércio a retalho com 17 empresas, seguido do comércio grossista e indústrias com 11 empresas cada, dos transportes com seis, da agricultura e outros recursos com duas e alojamento e restauração, construção e serviços empresariais com uma cada.