1 de Dezembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Dança, tunas e concertinas vão animar Baixa de Coimbra

3 de Setembro 2018

Dança, tunas e concertinas! São estas as propostas que a Associação Cultural e Recreativa de Coimbra (ACRC) apresenta para animar as noites da Baixa nos dias 1, 15 e 22 de setembro. Promovidos com o apoio da Câmara de Coimbra e Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), os espetáculos decorrem na Praça 8 de Maio, a partir das 22h00, e devem atrair ao “coração” da cidade muitas centenas de visitantes.

Durante a apresentação do programa, que decorreu na terça feira, no Largo da Freiria, o presidente da ACRC, Afonso Lázaro Pires, recordou o sucesso registado no último ano, esperando novamente grande afluência de público e muita animação nestas três noites.

“Vamos ter três grandes espetáculos na Baixa”, sublinhou, manifestando o desejo de tornar o trabalho que a Associação desenvolve, há mais de 40 anos, mais conhecido na sua cidade. “A ACRC é uma coletividade de Coimbra, que tem registado grande crescimento, e queremos mostrar-lhe o que fazemos. Andamos ao longo do ano por este país fora e queremos que Coimbra conheça o nosso trabalho”, realça.

Integrado no evento “Noites de Música no Coração da Baixa de Coimbra”, dinamizado pela Câmara de Coimbra, este programa começa já amanhã, às 22h00, com o Encontro de Grupos de Dança Moderna onde, para além do grupo organizador – o “The Season Flowers” -, vão participar os grupos Triple DC (Brasfemes), “Super Flash” (Caldas da Rainha) e “Dancemotion” (Castro Daire). Esta noite de dança deve envolver cerca de 70 dançarinos, num espetáculo de grande variedade de estilos musicais.

O segundo evento está marcado para 15 de setembro. Cerca de uma centena de músicos vai participar no Encontro de Tunas Populares. À Tuna Mista do Areeiro (anfitriã) vão juntar-se a centenária Tuna Mouronhense e a Tuna e Cantares da Misericórdia de Alvaiázere.

O programa termina no dia 22, com o Encontro de Concertinas, que vai juntar mais de uma centena de concertinistas na Baixa. Concertinas de Coimbra (anfitrião), São João da Pesqueira (Viseu), Sons e Tradições do Alva (Oliveira do Hospital), Forno Musical (Celorico da Beira), Concertinas da Barrenta (Ourém), Concertinas de Vila Nova Oliveirinha (Tábua), Concertinas de Dornes (Ferreira do Zêzere) e Grupo Foles e Cantyorias (Coimbra) são os oito grupos que vão animar esta última noite.

Os promotores esperam que sejam três grandes noites de festa. Consideram que estão “reunidas as condições para uma grande animação na Baixa de Coimbra” e desejam dar, desta forma, um contributo para que “seja possível a reabilitação deste grande centro comercial”. Pretendem também, nesta época de grande afluência de visitantes, mostrar aos turistas um pouco da animação cultural e tradicional que se faz em Coimbra.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM