Bianca de Matos
As 50 maiores empresas do concelho de Vila Nova de Poiares registaram em 2022 um volume de negócios superior a 575 milhões de euros, de acordo com os últimos dados divulgados da Informa.
Verifica-se, assim, um crescimento superior a 100 milhões de euros face a 2021, havendo também um aumento do número de postos de trabalho, totalizando 1.619 empregos, mais 24 comparativamente ao ano transato (2021).
Já a nível de liderança, não há alterações a apontar no que respeita ao posicionamento das primeiras duas empresas. A Alves Bandeira & CA, SA, situada em Vale de Vaz, continua a ocupar o primeiro lugar da tabela, com um volume de negócios superior a 380 milhões de euros, refletindo-se num aumento de perto de 90 milhões de euros. Quando se fala em emprego, a empresa regista também um aumento de 36 postos de trabalho, empregando, em 2022, 553 colaboradores.
A assumir o segundo lugar continua também a Alves Bandeira TRYRES, S.A, em Vale de Vaz, com uma faturação de mais de 38 milhões de euros, aumentando o seu volume de negócios em mais 285 mil euros relativamente a 2021. A nível de emprego também cresceu, registando mais nove novos funcionários a trabalhar na empresa.
Em terceiro lugar, subindo um lugar no ranking, está a Fresbeira – Indústria de Carnes, localizada no Polo II da Zona Industrial, que contabiliza mais de 30 milhões de euros na faturação de 2022, registando um crescimento de mais de sete milhões de euros comparativamente a 2021. O número de funcionários aumentou para os 80, o que se reflete na admissão de oito novos colaboradores.
A quarta posição, ao descer um lugar no ranking das 50 maiores empresas, é ocupada pela Ansell Portugal – Industrial Gloves, Sociedade Unipessoal, LDA, localizada na Zona Industrial, com um volume de negócios de 29,36 milhões de euros. Apesar de ter descido uma posição, a empresa de fabricação de equipamento de proteção e segurança registou um aumento de 4,4 milhões no que respeita à faturação. A Ansell recrutou mais 16 funcionários face a 2021, totalizando 347 postos de trabalho.
A subir um lugar no ranking, passando da sexta para a quinta posição, encontra-se a AB Chem, LDA, localizada em Vale de Vaz, com um volume de negócios superior a 11 milhões. Em relação a 2021, a empresa de produtos petrolíferos aumentou perto de três milhões de euros na sua faturação. Já a nível do número de funcionários, a AB Chem tem mais um colaborador, no total de cinco.
A M.N Carvalho & CA, LDA, situada em São Miguel de Poiares, também sobe um lugar no ranking, ocupando, assim, a sexta posição da tabela, com um volume de negócios acima dos sete milhões, mantendo mais ou menos a mesma faturação que no ano transato (2021). A empresa de materiais de construção e equipamento sanitário conta com menos um colaborador, assumindo 33 postos de trabalho.
A subir significativamente de posição, passando do 12º lugar para o sétimo, encontramos a Dispan – Distribuidora Conimbricense de Matérias-Primas para Panificação, Lda, situada na Zona Industrial, com um volume de negócios superior a cinco milhões de euros, o que se reflete num aumento de 1,36 milhões. Quanto a postos de trabalho, a Dispan emprega 14 colaboradores, mais um face a 2021.
A empresa Superpoiares – Supermercados, Lda, em Vila Nova de Poiares, também conseguiu subir da 11ª posição para a oitava, com uma faturação de 4.96 milhões de euros, um crescimento de cerca de 854 mil euros. A nível de postos de trabalho mantém os 35 empregados.
Na nona posição entra a Espiga de Ouro – Transportes de Mercadorias e Comércio de Materiais de Construção, LDA, em Vila Nova de Poiares, que sobe um lugar na tabela. A empresa de transportes registou um volume de faturação de 4,92 milhões, refletindo-se num aumento de perto de 800 mil euros. No entanto, a Espiga de Ouro, a nível de postos de trabalho, registou uma quebra de três funcionários, com um total de 43 colaboradores face aos últimos dados da Informa (2022).
A ocupar o 10º lugar no ranking das 50 maiores empresas está a Sociedade de Transportes Poiarense, Lda, situada na Zona Industrial, que sobe três posições. A empresa de transportes rodoviários de mercadorias registou um volume de negócios de 4,66 milhões de euros, o que significa que faturou mais de 760 mil euros face a 2021. A Sociedade de Transportes Poiarense assume 47 postos de trabalho, mais dois em relação ao ano transato (2021).
A nível do emprego, o destaque vai para duas empresas que dão trabalho a centenas de pessoas. A Alves Bandeira & CA, que assegura 553 postos de trabalho e a Ansell com 347. É de salientar ainda a Fresbeira – Indústria de Carnes que garante 80 empregos, bem como a Alves Bandeira TRYRES, S.A com 63. Destaque ainda para a Sociedade de Transportes Poiarense, Lda e a Espiga De Ouro – Transportes de Mercadorias e Comércio de Materiais de Construção, Lda, que asseguram mais de 40 postos de trabalho cada.
Quanto a setores, os mais representados são o comércio a retalho (18), por grosso (12) e indústria (11).