24 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Vila Nova de Poiares promove envelhecimento ativo e saudável

14 de Maio 2020

Os seniores de Vila Nova de Poiares contam agora com um amplo conjunto de atividades que visam promover o envelhecimento ativo, saudável e feliz. A Câmara Municipal, a associação iCreate e as juntas de freguesias uniram-se nesta missão e criaram o projeto “Ser jovem não tem idade”, que inclui o lançamento de uma linha telefónica da amizade, oficinas e muitas outras atividades promovidas pela iCreate e Clube dos Velhos Amigos.

Com o ‘levantamento’ do estado de emergência, a autarquia avançou não só com este projeto mas também com outro, designado “Velhos Amigos em Missão”, que prevê a ida a casa dos seniores, no estrito cumprimento e observância de todas as condições de proteção e distância social.

A autarquia de Vila Nova de Poiares recorda que, no âmbito deste protocolo que levou à criação destes novos projetos, assinado entre o Município e as juntas de freguesia, têm sido desenvolvidas já várias iniciativas desde que foi decretado o estado de emergência, devido à pandemia Covid-19. Todas estas medidas procuram assegurar o bem estar da população mais idosa, através de diferentes meios de contacto à distância, como plataformas tecnológicas (app.icreatepoiares.pt), redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e Trumbl), via telefónica (com a criação da linha da amizade) e, ainda, a via postal, com o envio a todos os domicílios do concelho do Boletim do Clube dos Velhos Amigos.

O Município recorda que, ao longo do último mês, foram desenvolvidas oficinas de índole diversa, nomeadamente meditação, escrita, costura, literacia das TIC, exercícios corpo e mente, tricot, alimentação saudável, mindfulness, musicoterapia, frases positivas e atividades para a família. Todas estas iniciativas visam “contribuir para minorar os efeitos do isolamento social na saúde mental da população mais idosa”, através da realização de atividades em casa mas, sobretudo, assumindo-se como um “ouvido amigo e de conforto”, fazendo sentir às pessoas que não estão de facto sozinhas.

Esta medida junta-se a outras que o Município tem em curso e que visam, acima de tudo, dar uma resposta social aos setores da sociedade que mais são afetados com as medidas de restrição, confinamento e distanciamento, sobretudo os mais idosos. “Desde que foram decretadas as primeiras medidas de confinamento que as pessoas são e continuam a ser a nossa principal preocupação, pelo que tudo faremos para que ninguém ‘fique para trás’ e sem apoio”, assegura o presidente da Câmara, João Miguel Henriques.

De referir ainda que a autarquia tem dado também uma atenção especial aos alunos, procurando garantir que todos tenham condições de acesso ao ensino à distância, tendo entregue equipamento informático e de acesso à internet aos estudantes que não dispunham dessas respostas, numa ação articulada com o Agrupamento de Escolas, juntas de freguesia, Associação Empresarial e que contou também com o apoio da sociedade civil.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM