27 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Vila Nova de Poiares aposta na reabilitação urbana

22 de Março 2019

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares aprovou, por unanimidade, na Assembleia Municipal, o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU). Visto que não houve propostas de alteração em sede de discussão pública, o documento manteve a mesma estratégia de reabilitação e revitalização do centro histórico da vila.

“Estamos a falar de um programa a 10 anos, que pode ser estendido por mais cinco, para um conjunto de intervenções no espaço público e privado para recuperar, regenerar e reabilitar património edificado degradado, dando uma nova imagem ao espaço urbano central da vila e torná-la mais agradável, mais moderna e mais acolhedora”, realçou o presidente da Câmara de Poiares. Para João Miguel Henriques, com este plano, será possível uma “intervenção estratégica não só ao nível da fixação e atração de população, como também ao nível da mobilidade, criando zonas pedonais e cicláveis”. Estas intervenções procuram promover estilos de vida mais saudáveis, ainda com a adjuvante intervenção no parque verde, que “representará uma ‘zona tampão’ entre a área residencial e o parque industrial”.

Segundo a autarquia, a intervenção contempla a reabilitação da adega da Quinta do Torrel, a ampliação da rede de ciclovias urbanas e percursos pedonais, a requalificação da rotunda e implementação de um monumento ao bombeiro, a requalificação dos arruamentos no Soito, as reabilitações do Mercado Municipal e do Centro Cultural de Poiares, a intervenção na frente ribeirinha para instalação do parque verde urbano e, ainda, a reabilitação e requalificação energética das Piscinas Municipais.

Este investimento público pretende ainda surtir um efeito de alavancagem no investimento privado, de forma a incentivar proprietários a reabilitar edifícios para fins habitacionais, comerciais e de serviços. O autarca destacou também os importantes incentivos que têm sido criados para estas apostas, como isenções a nível de impostos municipais.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM