25 de Julho de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Vila do Botão recria Feira à Moda Antiga

19 de Outubro 2018

A vila do Botão recria, este fim de semana (20 e 21 de outubro), mais uma Feira à Moda Antiga. Mais de 20 expositores, entre coletividades da freguesia e artesãos, participam neste evento que já conquistou a população e que atrai cada vez mais participantes e visitantes a esta localidade do concelho de Coimbra.

A União de Freguesias (UF) de Souselas e Botão prepara mais uma grande “viagem no tempo”. No largo da Junta do Botão ultimam-se pormenores para que amanhã esteja tudo a postos para receber os mercadores que participam na Feira à Moda Antiga, evento que começou há quatro anos e que, apesar da sua curta história, veio mesmo para ficar, contribuindo para o dinamismo da vila e para a confraternização da população e dos visitantes.

O sucesso do evento levou a organização a estendê-lo por dois dias já que a sua realização apenas ao domingo ficava aquém das expectativas de todos. Rui Soares, presidente da UF de Souselas e Botão, congratula-se com a grande afluência registada nas três primeiras edições e sublinha que “o objetivo é melhorar cada vez mais, ter mais expositores e coletividades a participar e promover um momento de festa e partilha entre todos”.

Pelo recinto vão estar distribuídas 10 coletividades da União de Freguesias, que vão apresentar aos visitantes os pratos e petiscos típicos da região. A estes juntam-se mais de 10 expositores, que vão apresentar grande variedade de produtos artesanais e outros produtos típicos.

No artesanato, Rui Soares destaca a participação de alguns artesãos da UF mas também a forte adesão de expositores vindos de fora.

Gastronomia e artesanato vão partilhar assim o largo nesta recriação histórica que pretende levar os visitantes a recuar no tempo, revivendo as tradicionais feiras antigas, com as vestes de então, a gastronomia e os produtos tradicionais dessa época, servidos num ambiente onde não faltam também os sons que marcavam estas celebrações e as recriações teatrais.

“O nosso desejo é que as pessoas se divirtam nesta feira que é já uma referência a nível regional. Mais importante do que a receita que cada participante possa angariar, em especial as coletividades, é a forma como a Feira à Moda Antiga dá vida à freguesia, propicia o conhecimento e o saber fazer e promove o convívio e a partilha entre todas as associações, acabando também para atrair mais pessoas para o associativismo”, realça Rui Soares.

Tal como tem sido habitual, a feira assinala a comemoração de mais um aniversário da entrega da Carta do Foral Manuelino à vila do Botão. Os 502 anos da entrega do Foral, outorgado por El-Rei Dom Manuel a 10 de janeiro de 1514, vão ser assinalados com um momento teatral que reconstitui este momento histórico.

A feira começa amanhã, às 15h00, com a sessão inaugural seguida de animação de rua pelos gaiteiros “Os Katembas”. Durante a tarde e noite há convívio e repasto nas tabernas, não faltando o famoso “café de borra”, feito numa fogueira numa grande panela de ferro, e as tradicionais filhoses à moda antiga.

No domingo o programa abre às 9h30 com a celebração de missa e benção, seguida de animação de rua. As pessoas são convidadas a fazerem a sua refeição nas tabernas e a desfrutarem de um dia de confraternização. Às 15h00 há animação de rua com “Família Saloia” e às 18h00 é servido “café de borra” com filhoses. A feira termina por volta das 20h00, com um espetáculo de fogo. Durante os dois dias há animação permanente no recinto, onde não faltam os jogos tradicionais, cuspidores de fogo, malabarismo e outras atrações.

Rui Soares espera que a população desfrute desta realização, tal como tem acontecido nos anos anteriores e como é habitual também no Encontro de Coletividades de Souselas. “A nossa intenção é termos dois eventos anuais, um em Souselas e outro no Botão, onde a freguesia se encontre, conviva e mostre as suas potencialidades”, realça o presidente, deixando um convite a todos para que visitem esta feira e desfrutem de tudo o que ela oferece.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM