14 de Janeiro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Vila de Tentúgal celebrou Nossa Senhora do Carmo

21 de Julho 2020

Tentúgal, vila do concelho de Montemor-o-Velho conhecida pelos seus famosos pastéis, celebrou Nossa Senhora do Carmo, num programa que, devido às restrições impostas pela Covid-19, se centrou nas festividades religiosas, que decorreram na Praça do Rossio, de forma a garantir as normas de segurança.

Promovido pela equipa de animação pastoral da paróquia de Tentúgal e a comissão de festas, em estreita colaboração com o Coro Litúrgico da Imaculada Conceição, o programa religioso incluiu a novena preparatória, com meditação do terço e adoração do Santíssimo Sacramento, participada por muitos fiéis que homenagearam com cânticos a Santa, pedindo-lhes proteção.

O principal dia da festa realiza-se, desde há centenas de anos, a 16 de julho, o dia em que a Igreja celebra a Virgem do Carmo. Este ano não houve a procissão solene de Nossa Senhora do Carmo, que atrai sempre muitos devotos, não houve banda filarmónica, cavalos, iluminação e outros sinais exteriores da grande festa habitual. Mas o que as festas perderam em exuberância, claramente ganharam em espiritualidade, pois o dia foi dedicado à adoração eucarística feita individualmente ou em família, no recolhimento da Igreja do Convento de Nossa Senhora da Natividade, terminando com a celebração da eucaristia ao final da tarde, presidida pelo padre João Evangelista e concelebrada por vários padres da Diocese.

O altar das celebrações foi colocado no centro da bonita Praça do Rossio, rodeado pelo convento, pelo antigo hospital e pelo velho casario. O programa terminou na sexta feira com a celebração da eucaristia e canto de vésperas, seguido da passagem de Nossa Senhora do Carmo pelas ruas da vila e Procissão do Adeus.

Acreditamos que a Praça do Rossio foi, este ano mais do que nunca, um verdadeiro lugar de encontro com Deus, com Maria, com os irmãos e com o mais íntimo de cada um de nós, numa espiritualidade vivida com simplicidade e autenticidade, focada no essencial”, realça a organização, considerando que, “neste tempo em que nos sentimos todos mais frágeis e vulneráveis, esta festa veio reforçar o sentido de comunidade e pertença à Igreja, numa perfeita comunhão espiritual sentida e vivida por todos”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM