26 de Maio de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Vão-se reunir domingo e foram dos primeiros soldados a ir para Angola

13 de Maio 2022

Foi a primeira Companhia de Artilharia a ir para o então chamado Ultramar, no início da guerra colonial. Era a C. Art 106, do extinto RAL 2, de Coimbra. Estávamos em 1961 e por lá andaram estes soldados portugueses até 1963, os primeiros a pisar um espaço que acabara de entrar em conflito, com movimentos político-militares a lutarem pela independência de Angola, que viria a ser conseguida cerca de 15 anos mais tarde.

Ao longo dos tempos, muitos destes soldados foram desaparecendo, mas restam os que restam. Antes da covid juntavam-se em convívios de amizade e matavam saudades uns dos outros. Veio a pandemia e esses encontros foram suspensos, para serem retomados agora no próximo dia 15 deste mês de Maio, a um domingo.

Vão-se encontrar em Coimbra, no largo da Rainha Santa (“que sempre nos apoiou”, disseram-nos), pelas 10h00, e na Igreja assistirão à missa das 11h00. Depois virá a confraternização e o puxar pelas memórias. Será no restaurante “Jardim da Manga”, já na parte baixa da cidade. Muitos ou poucos, “serão os que vierem”, disse-nos a Comissão Organizadora, de que fazem parte Manuel Serrano e Álvaro Gonçalves. Deixaram-nos um contacto que eventualmente será útil para antigos companheiros que queiram saber mais deste encontro de saudade e confraternização: 962826612.

Que se sintam bem.

 

 

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM