18 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Universidade de Coimbra reúne reflexões sobre o pós-25 de Abril em livro

5 de Maio 2023

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) vai compilar num livro as reflexões partilhadas nas sete tertúlias promovidas para pensar o Portugal do pós-revolução de 25 de Abril de 1974. Estes encontros estão a ocorrer desde janeiro e irão durar até julho, com uma série de debates, como por exemplo “Portugal 50 Anos (1973-2023): O que mudou? O que falta fazer?”, integrada no programa oficial de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

“As intervenções têm sido tão interessantes e os convidados têm trazido tanta informação concreta que nós temos gravado os sons e transcrito as gravações. As reflexões são de uma riqueza que justifica que fiquem gravadas na perenidade que a nossa escrita consagra”, destacou João Gouveia Monteiro, diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, que também diz que pretende propor aos intervenientes nestas sessões a revisão destas transcrições.

“Tentaremos, até ao final do ano, pôr cá fora esse volume para memória futura, que acho que seria um contributo muito válido para os 50 anos do 25 de Abril, que se celebrarão, com pompa e circunstância, para o ano”, acrescentou.

Para junho está prevista uma sessão dedicada à “Saúde mental e envelhecimento”, enquanto em julho terá lugar uma tertúlia sobre “Utopias, Liberdade e Tempo”.

A primeira sessão deste ciclo de tertúlias abordou o tema da demografia e ordenamento do território, seguindo-se a temática da “Cidadania e direitos individuais”.

Em debate estiveram ainda, nos meses de março e abril, “Ser jovem em Portugal” e “Literacia, Cultura e Artes”.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM