16 de Julho de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Universidade de Coimbra promove escola de verão na área das Neurociências

15 de Julho 2022

Os estudantes de licenciatura e de mestrado vão poder frequentar a escola de verão “Volta ao Cérebro em 4 Dias!”, de 26 a 29 de julho, no Polo III da Universidade de Coimbra (UC), promovida pelo Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT) do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da UC. Destinada a estudantes das diversas instituições do ensino superior, a iniciativa é gratuita, sendo necessária inscrição prévia até ao dia 21 de julho.

 

Com foco nas Neurociências, o projeto “dá uma oportunidade de aproximar a investigação que se faz no CIBIT/ICNAS da comunidade académica, no contexto da translação da ciência básica para a aplicação”, explica o diretor do Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Miguel Castelo-Branco.

 

A escola de verão vai contar com diversas atividades, como oficinas práticas, conversas com investigadores e palestras, que vão permitir aos estudantes perceber como se faz investigação na área das Neurociências, contactando, nomeadamente, com as diferentes técnicas usadas para estudar o funcionamento do cérebro e com investigadores.

 

Durante os quatro dias de formação vão ser abordadas diversas temáticas, nomeadamente comunicação de ciência, ensaios clínicos, envelhecimento, publicação científica ou doenças neuropsiquiátricas.

 

A formação é aberta a estudantes de várias áreas do saber, como Biomédica, Engenharia, Psicologia, Física, Medicina, Biologia e Bioquímica, mas também a outras áreas que dialoguem com as Neurociências. Miguel Castelo-Branco adianta que “este tipo de iniciativa permite aos participantes ter uma modalidade de treino e aquisição de conhecimentos diferente, mais orientada para a aquisição de competências de investigação, incluindo práticas experimentais”. O docente da Universidade de Coimbra destaca ainda que as competências adquiridas durante a escola de verão “podem ser muito úteis para uma futura escolha de carreira, não necessariamente de investigação, pois são dados exemplos de aplicações em várias áreas da Biomedicina, Psicologia e Engenharia Biomédica”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM