A Universidade de Coimbra (UC) lançou na quarta-feira passada (7) o programa de tutoria interpares “Step by Step”, que pretende promover o sucesso académico e combater o abandono escolar através de várias parcerias e subprojetos.
A iniciativa procura combater o “flagelo do abandono escolar, que acaba por ser sempre um processo de difícil identificação dos casos e da sua prevenção”, afirmou o coordenador do Student Hub da UC, José Dias, durante a apresentação da iniciativa.
O programa consiste na disponibilização de estudantes de todos os graus de ensino como tutores, através de uma inscrição voluntária, acompanhando os seus pares, após uma formação dada para o efeito. Apoiados por uma rede de professores mentores, estes estudantes tutores irão acompanhar o percurso do aluno ajudado, procurando apoiar em questões como a integração, o envolvimento em atividades pedagógicas e lúdicas ou o esclarecimento de dúvidas académicas.
Além dos tutores, o “Step by Step” pretende também trabalhar com uma rede de parceiros, como a Associação Académica de Coimbra, o Instituto Justiça e Paz, a associação SOGA, o Núcleo de Estudantes de doutoramento, os Serviços de Ação Social, a Divisão de Relações Internacionais e a Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros (APEB) de Coimbra, instituições que já desenvolvem subprojetos na área.
Segundo José Dias, “há uma taxa de abandono escolar na UC de cerca de 9%, estando a esmagadora maioria dos casos relacionados com o impacto da diferença entre o ensino secundário e o superior e as dificuldades económicas, questão que o programa também pretende trabalhar”.
A vice-reitora da UC Cristina Albuquerque, também presente na cerimónia, realçou que o projeto tem como intuito “construir e agregar novas sinergias”. Apesar de considerar que aquela instituição tem “feito um trabalho muito meritório no domínio do acompanhamento e integração”, Cristina Albuquerque salientou que é preciso “fazer mais e melhor”.
A responsável realçou ainda que o programa “procura dar resposta à questão do abandono sem se focar num único elemento ou razão que alimentam esse fenómeno”.