A Universidade de Coimbra assinala esta terça-feira (11) mais um importante marco no reforço dos laços com a República Popular da China e os Países de Língua Portuguesa, com a inauguração oficial da sua Academia Sino-Lusófona (ASL-UC).
A conferência inaugural – que decorre a partir das 15h30, no auditório do Colégio da Trindade – contará com a presença de Joaquim Chissano, antigo Presidente da República de Moçambique.
O evento, que também contará as intervenções do director da Academia Sino-Lusófona, Rui de Figueiredo Marcos, e do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, antecede o descerramento da placo de inauguração da ASL-UC – igualmente com a presença do Embaixador da China em Portugal, Cai Run.
“Esta inauguração oficial, com um programa muito interessante, insere-se num ano fausto para as relações sino-lusófonas, quando se celebra o 40.º do estabelecimento de relações diplomáticas entre Portugal e a República Popular da China. O seu convidado de honra, Joaquim Chissano, é um homem a todos os títulos notável e com uma ligação fortíssima à UC [é Doutor Honoris Causa da instituição desde 1999]”, refere Rui de Figueiredo Marcos.
Instituída em Outubro de 2018, a Academia Sino-Lusófona tem a missão de desenvolver o conhecimento relevante para as relações entre a China, Portugal e os Países de Língua Portuguesa – especialmente na área jurídica, mas numa perspectiva interdisciplinar – e transferir esse conhecimento para as várias entidades interessadas no desenvolvimento e consolidação dessas relações. “A Academia Sino-Lusófona tem potencialidades ilimitadas. Através dela, a Universidade de Coimbra e a sua Faculdade de Direito farão uma ponte privilegiada entre a China e o mundo lusófono, com a formação dos seus quadros, sobretudo jurídicos”, enfatiza Rui de Figueiredo Marcos, destacando a “actividade inexcedível” do vice-reitor e sub-director da ASL-UC, João Nuno Calvão da Silva, na promoção do organismo recém-criado, que já fixou protocolos com “as mais importantes instituições chinesas, como a Academia de Ciências Sociais da China”.