A União das Freguesias (UF) de Coimbra (agora Freguesia Cidade de Coimbra) vai proceder à atribuição de 25 Bolsas de Mérito destinadas a estudantes da freguesia que se destacaram no ano letivo 2024-2025. Com um montante global de 7.500 euros, a iniciativa tem como objetivo premiar o esforço e a dedicação dos alunos de todos os níveis de ensino.
“São 25 bolsas de mérito, cinco por cada um dos respetivos ciclos: primeiro ciclo, segundo ciclo, terceiro ciclo, Ensino Secundário e Ensino Superior”, explicou João Francisco Campos, presidente da UF de Coimbra.
Os apoios variam consoante o grau de ensino, com valores que vão desde os 150 euros para alunos do 1.º Ciclo, 200 euros para o 2.º Ciclo, 250 euros para o 3.º Ciclo, 400 euros para o Ensino Secundário e 500 euros para estudantes do Ensino Superior.
A candidatura às bolsas está reservada exclusivamente a filhos de eleitores da União das Freguesias de Coimbra, algo que o autarca fez questão de sublinhar, “quero frisar bem isto, porque todos os anos recebemos muitas candidaturas de famílias de fora. A autarquia não pode estar a dar prémios a filhos de outras freguesias”.
As candidaturas já estão a abertas e vão decorrer até ao próximo dia 26 de agosto.
As bolsas são atribuídas com base no desempenho escolar, mas o presidente assegura que o mérito não se mede apenas pela nota máxima. “Pode não ser uma média de cinco, pode ser uma média inferior. Isso não é indignificante. Queremos também reconhecer o esforço, o progresso e as dificuldades que cada aluno enfrentou”, sustentou.
João Francisco Campos destacou ainda que esta é já a quarta edição do programa de bolsas, que no último ano registou cerca de 200 candidaturas, embora tenham sido apenas válidas 22. A Freguesia entregou pela primeira vez uma bolsa ao ensino superior, sinal do alargamento progressivo do projeto.
Reforço a famílias carenciadas
Além das Bolsas de Mérito, a freguesia mantém outro importante apoio: o fornecimento de material escolar às famílias mais carenciadas, especialmente do 1.º e 2.º escalões. “No ano passado fornecemos este tipo de material a cerca de 70 famílias. Falamos de mochilas, estojos, réguas, quadros, ou seja, tudo aquilo que não é dado pela Câmara Municipal, mas que representa um custo significativo”, sublinhou.
Através desta dupla vertente de apoio – reconhecimento do mérito e apoio à igualdade de oportunidades – a União das Freguesias de Coimbra reforça o seu compromisso com a educação e com o bem-estar das suas famílias.