A União das Freguesias de Coimbra – Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu – vai premiar o mérito escolar das crianças e jovens estudantes da freguesia. Apresentadas na semana passada, as Bolsas de Mérito têm um valor de 2.500 euros e vão distinguir um aluno por cada nível de ensino, com exceção do ensino superior.
As candidaturas decorrem até 10 de setembro e os melhores alunos serão contemplados com um apoio monetário de 400 euros no caso do 1.º ciclo, de 600 no 2.º ciclo, de 700 no 3.º ciclo e de 800 no ensino secundário.
Estas bolsas, que se destinam exclusivamente aos alunos residentes na área da UF, vão ser atribuídas pela primeira vez, apesar de, como explicou o presidente da Junta, João Francisco Campos, terem sido preparadas para serem lançadas no ano passado. “Devido à pandemia e a todos os constrangimentos que provocou decidimos adiar e vamos agora premiar o mérito dos alunos que, em cada ciclo, obtiveram as melhores notas no ano letivo que terminou”, realçou, adiantando que esta “não é uma medida pioneira, uma vez que há muitas outras Juntas de Freguesia que já a praticam, mas que é para continuar”.
“Entendemos que é importante premiar o mérito na nossa sociedade. Consideramos que temos que habituar os nossos jovens a perceber, desde muito novos, que o mérito tem valor. É essa a intenção”, frisou a “O Despertar”.
As candidaturas devem ser efetuadas pelos encarregados de educação até 10 de setembro. A atribuição da bolsa terá em conta a média final, analisada até à centésima, assegura o presidente, garantindo que “em caso de empate a dotação poderá ser aumentada”.
João Francisco Campos realça que a Junta já fez chegar esta informação às escolas, de forma a que o maior número possível de pais e alunos tenha acesso à informação e possa efetuar as respetivas candidaturas. Ser residente na área, estar inscrito em todas as disciplinas curriculares (melhoria de nota não se aplica) e ano letivo aprovado em todas as disciplinas são alguns dos requisitos necessários à candidatura, a par de outros que se encontram no respetivo regulamento, documento que está disponível no site da Junta, em https://ufcoimbra.pt/bolsa-merito-2021/.
Cabe aos encarregados de educação, no caso dos alunos menores de 18 anos, formalizarem a candidatura, onde deve constar todas as informações sobre o aluno (nome completo, filiação, data de nascimento, número de identificação civil, residência, estado civil, curso que frequenta e respetivo ano, bem como a média de classificação final do ano letivo transato, valorada até às centésimas). O formulário tem de ser acompanhado do documento comprovativo da matrícula do ano que frequentou; certificado do aproveitamento escolar emitido e autenticado pela escola, onde conste expressamente a média de classificação final do ano; e uma declaração de honra, que ateste a veracidade das informações prestadas no formulário.