A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra inaugurou na terça-feira (25), na Ruas da Sofia, na Baixa da cidade, o sexto Centro de Atendimento Clínico (CAC), resultado de uma parceria com a Fundação Sophia. A nova estrutura tem capacidade para atender 32 utentes por dia e reforça a resposta à doença aguda no concelho.
Segundo o presidente do conselho de administração da ULS, Alexandre Lourenço, a abertura deste CAC “era essencial”, sobretudo devido ao número de residentes sem alternativa ao serviço de urgência e à presença de cerca de 30 mil estudantes. Em menos de um ano, a rede de CAC já atendeu mais de 12 mil utentes referenciados pela Linha SNS24.
A expansão da rede, que inclui unidades em Cantanhede, Avelar, Oliveira do Hospital, Miranda do Corvo, Hospital Geral (Covões) e agora na Fundação Sophia, permitiu reduzir em 17% as admissões nos serviços de urgência. Também os tempos de resposta melhoraram: o período entre admissão e triagem baixou de 21 para 19 minutos, e o intervalo até à primeira observação médica passou de 67 para 54 minutos.
Os seis CAC dispõem de meios complementares de diagnóstico, como análises clínicas, raio-X e eletrocardiograma, assegurando atendimento médico e de enfermagem adequado. O novo CAC da Fundação Sophia funciona nos dias úteis entre as 12h00 e as 20h00 e ao fim de semana entre as 10h00 e as 18h00, mediante contacto prévio com a Linha Saúde24.