A União das Freguesias (UF) de Eiras e S. Paulo de Frades quer celebrar o Natal de forma especial. Nesse sentido, lançou um concurso de árvores de Natal recicladas, tendo desafiado escolas, jardins de infância e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) da freguesia a mostrarem a sua criatividade, sendo depois expostos os seus trabalhos.
“Associar o Natal e a consciencialização ambiental não é usual mas entendemos que é nossa função criar as condições para que temas como as alterações climáticas estejam sempre presentes”, realça o presidente da UF, Luís Correia. “Convido a comunidade escolar da freguesia a aderir a este concurso pois tenho a certeza que será o primeiro de muitos”, adianta.
As inscrições decorrem até hoje (3 de dezembro) e as árvores devem ser apresentados até dia 17. Depois dessa data, todas as árvores a concurso serão postas em exposição e cada pessoa poderá votar na sua preferida.
Este concurso pretende, como refere o regulamento, “alertar a comunidade em geral para as questões da sustentabilidade ambiental”; “promover o envolvimento da comunidade escolar (alunos, pais, educadores, professores e Direções) em torno de uma iniciativa que apela à redução e reaproveitamento de resíduos”; “sensibilizar para a necessidade de dar novo uso a materiais e embalagens de produtos consumidos diariamente, por forma a diminuir o volume de resíduos”; “celebrar a época festiva do Natal com um elemento simbólico que a carateriza, incentivando a criatividade e originalidade”; e “embelezar a freguesia durante a época natalícia, nomeadamente as escolas, os jardins de infância e as IPSS’s participantes.
O regulamento do concurso e inscrições estão disponíveis no website desta União de Freguesias (https://uf-eirassaopaulodefrades.pt/ver_noticia/925).