14 de Julho de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

UF de Coimbra apela aos eleitores para que não vão votar logo às 8h00

28 de Janeiro 2022

A União das Freguesias (UF) de Coimbra lança um apelo aos eleitores para que não se dirijam para as mesas de voto logo às 8h00 da manhã de domingo. Esta recomendação deve-se ao facto de haver o risco de algumas mesas de voto – nomeadamente nas Escolas José Falcão e Jaime Cortesão – poderem não abrir logo às 8h00, dado que antes de se iniciar a votação presencial será necessário descarregar na urna todos os sufrágios vindos do voto antecipado.

O presidente da UF, João Francisco Campos, considera ser quase improvável abrir a votação na hora prevista, quando antes se tem de colocar na urna, em algumas mesas, entre 80 a 90 votos dos eleitores que votaram antecipadamente no passado domingo (dia 23).

No caso de as pessoas comparecerem para votar logo às 8h00 poderão formar-se longas filas, sobretudo nas duas escolas referidas, não prevendo o autarca “grandes problemas” para os restantes três locais de voto – Pedrulha, S. Bartolomeu e Almedina.

João Francisco Campos refere que a esta autarquia chegaram 994 votos antecipados, a que acresce o das pessoas que votaram em confinamento e em lares. Presencialmente, esta UF (que abrange Almedina, Santa Cruz, São Bartolomeu e Sé Nova) costuma ter cerca de 6.600 eleitores a votar, cerca de metade dos recenseados. Estes eleitores vão distribuir-se, no domingo, por 17 mesas de voto, distribuídas por cinco locais do território da freguesia.

Para que o início da votação possa ocorrer o mais próximo possível das 8h00, o presidente da Junta referiu que solicitou aos membros das mesas que compareçam às 6h30, em vez das 7h00 como está previsto no processo eleitoral.

João Francisco Campos recorda que está aconselhado que as pessoas infetadas com covid-19 ou em confinamento votem preferencialmente das 18h00 às 19h00. Lembra, também, que a UF coloca ao dispor dos seus eleitores um transporte especial até ao local onde devem exercer o direito de voto, serviço que se destina fundamentalmente a pessoas que se encontrem a uma distância considerável entre a residência e o local de voto, pessoas com necessidades especiais motivadas por dificuldades de locomoção e idosos residentes em lares. Para tal devem contactar a Junta, através do número 910 612 259.

No caso de pessoas em confinamento quererem ir votar fora do período aconselhável, também basta um telefonema e todas as condições necessárias (segurança e prioridade) serão proporcionadas.

João Francisco Campos assegura que estão reunidas as condições para que os eleitores possam votar em segurança nas eleições legislativas de domingo e deixa um apelo para que “se cumpra a democracia e para que as pessoas vão votar sem medo”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM