18 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

UC promove projeto de inovação à tradição de raia e polvo

28 de Outubro 2022

A criação de novos produtos alimentares, utilizando técnicas ancestrais de secagem e defumação de raia e polvo, aliadas à inovação e investigação científica, é o objetivo de um projeto da Universidade de Coimbra (UC) em curso em Cascais e na Ericeira.

Tiago Verdelhos, investigador do laboratório Marefoz do polo MARE da UC, explicou que o projeto “É Seco ou Fumado?” visa a “valorização de produtos” na zona de Cascais e Ericeira, no distrito de Lisboa, “sempre na perspetiva da sustentabilidade”.

“Estamos a fazer estudos sobre a pesca local focados na raia e no polvo, produtos bastante importantes e emblemáticos daquela região. Vamos tentar inovar a partir da recuperação de técnicas ancestrais que caíram um bocadinho em desuso, como a secagem e a defumação”, sublinhou o investigador da UC.

O estudo desenvolve-se em várias fases, desde a monitorização da diversidade e quantidade de capturas das espécies, passando pela determinação das metodologias mais adequadas ao processamento do pescado, avaliação da qualidade do produto fresco, seco e fumado e, por fim, divulgação e promoção dos produtos finais.

“São coisas que já se usaram, nuns sítios ainda se usam, mas sem serem muito conhecidas, noutros locais caíram completamente em desuso e podem ser uma estratégia interessante para valorizar os produtos”, frisou Tiago Verdelhos.

O projeto “É Seco ou Fumado?” inclui a colaboração com a empresa Fumeiro do Mar, localizada na incubadora de empresas da Figueira da Foz (onde também está instalado o laboratório Marefoz) e tem ainda como parceiros, para além da A2S, a Câmara Municipal de Cascais, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Universidade Aberta.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM