As inscrições para o curso Temas de Turismo Costeiro, que vai marcar o arranque das atividades letivas no Campus da Universidade de Coimbra (UC) na Figueira da Foz, estão abertas até 24 de fevereiro. Este curso de formação, não conferente de grau, módulo introdutório a uma futura pós-graduação em Turismo Costeiro, Sustentabilidade e Cultura, tem início a 4 de março.
A formação, com 25 vagas, vai abordar “dinâmicas, desafios e abordagens sobre diversas temáticas que impendem sobre os espaços costeiros e marítimos, enquanto contextos de produção e consumo turístico”, referiu a UC.
A frequência do curso é totalmente financiada na primeira edição pelo Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do projeto “Living the Future Academy”, liderado pela UC. A respetiva conclusão com sucesso vai ser certificada pela UC e constituir-se como critério preferencial para ingresso na Pós-Graduação, a lançar nos próximos meses, também no Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz.
“A Pós-Graduação em Turismo Costeiro, Sustentabilidade e Cultura, cujo primeiro módulo é agora iniciado como curso autónomo, constitui-se como uma formação inovadora no panorama nacional, procurando estudar, de forma holística e interdisciplinar, as propostas de valor agregadas a territórios do litoral, nomeadamente em atividades de lazer, de turismo e de património”, afirmou a Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e a Atratividade dos estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque.
Trata-se, pois, de uma oferta formativa que se associa plenamente a preocupações de desenvolvimento sustentável e de bem-estar das populações e que, como tal, “consideramos de grande relevância para todos os agentes públicos e privados associados aos desafios e oportunidades do cluster das áreas costeiras e da economia azul”, acrescentou.
Mais informações sobre a oferta formativa até final do ano letivo, no Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz, versando temas como economia do mar, literacia azul, economia circular, entre outros, serão divulgadas nas próximas semanas.