13 de Dezembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Turismo continua a crescer no Centro de Portugal

19 de Julho 2019

O Centro de Portugal continua a atrair cada vez mais turistas. Com uma oferta diversificada, que reúne atrações para todos os gostos – como serra, mar, turismo religioso, cultural ou histórico –, esta região continua a crescer “a bom ritmo”, o que deixa antever mais um ano bastante positivo para o setor.

Os dados divulgados, na segunda feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos ao mês de maio, confirmam a tendência de crescimento já expressa nos meses anteriores. Em termos de hóspedes, registou-se um crescimento de 7,76 por cento, passando de 361.211 em maio de 2018 para 389.230 no mesmo mês de 2019, o que representa um aumento de mais 28.019 hóspedes nos estabelecimentos hoteleiros da região. Contabilizando o total de hóspedes entre janeiro e maio de 2019, estes subiram 4,99 por cento em relação ao mesmo período de 2018.

Em termos de dormidas verificou-se também um aumento de 7,31 por cento, quase o dobro da média nacional. De acordo com os dados divulgados, em maio de 2018 a região tinha registado 590.583 dormidas, número que subiu este ano, no mesmo mês, para 633.744.

Os dados do INE mostram que o crescimento da procura é idêntico entre visitantes nacionais e estrangeiros, tendo as dormidas de turistas estrangeiros aumentado 8,02 por cento e a de turistas nacionais 6,57 por cento.

Este crescimento traduz-se também em proveitos para a atividade hoteleira que, entre maio de 2018 e maio de 2019, subiram de forma muito significativa, passando de 28,97 milhões de euros para 31,71 milhões (mais 9,48 por cento), ou seja, quase mais três milhões de euros.

Os números demonstram, portanto, que o Centro continua a ser muito atrativo tanto para visitantes nacionais como para turistas estrangeiros. A diversidade do território oferece um mundo de possibilidades, apresentando, como costuma sublinhar o presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, “condições extraordinárias para ser o luxo do século XXI”, ao conciliar atrativos únicos que vão da sua gastronomia, aos vinhos, passando pelo seu património natural, histórico e cultural. O Centro “é a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias”, destaca a TCP.

De referir que o TCP é a entidade que estrutura e promove o turismo na região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM