Na edição deste ano da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa que decorre até domingo (5), na FIL – Feira Internacional de Lisboa, a Turismo Centro de Portugal é a grande protagonista. A região é o Destino Nacional Convidado o que garante ter uma maior presença de sempre.
Desta forma, nesta edição a Turismo Centro de Portugal dispõe de dois espaços. O primeiro com cerca de 1.000 metros quadrados (m²) para mostrar aos visitantes e aos profissionais do sector as principais valências e mais-valias turísticas da região e dos Municípios que a compõem.
O stand principal, com 918 m2, está localizado no Pavilhão 1 da feira (Stand 1A03), e é o palco de um vasto programa de animação e de apresentações de múltiplos projetos, representativos dos principais produtos turísticos da região e que estão alinhados com as tendências da procura turística e do comportamento do consumidor.
A conceção do espaço obedeceu a cinco princípios fundamentais: a sustentabilidade (dos materiais do stand e de todas as iniciativas); a digitalização (com recurso constante às novas tecnologias de comunicação e informação); as redes colaborativas (com parcerias com diversos atores regionais e nacionais); a diversidade (com múltiplos produtos turísticos e projetos a marcar presença na programação); e a criatividade e a inovação (em todos os cantos do stand haverá espaço para criar e inovar).
O stand integra ainda o Município nacional convidado da edição 2023 da BTL (Aveiro), seis espaços de ativação institucional – Município de Castanheira de Pera, New Hand Lab, Museu do Caramulo, Termas Centro, Gliding Barnacles e Licóbidos – e 14 empresas do setor turístico.
Além deste espaço, pela primeira vez, a entidade regional de turismo apresenta-se de forma complementar com o espaço “Inovar e Empreender”, no Pavilhão 3. Esta zona, com 81m2, reúne um conjunto de “start-ups” e incubadoras de empresas do Centro de Portugal, que representam alguns dos melhores exemplos de inovação e empreendedorismo ligados ao sector turístico da região Centro de Portugal.
Destaca-se, assim, a presença do Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal, ao lado das empresas Noytrall Technologies, Digital Nomad Association Portugal, Crucial e Alternativo, Zoomguide, Hyp Software, Geonatour e Foge Comigo Por Portugal.