O túnel de Coimbra B estará condicionado ao trânsito a partir do dia 2 de abril na sequência dos trabalhos de construção do troço urbano Portagem – Coimbra-B do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), de forma a criar segurança dos trabalhos a realizar.
A obra, a cargo da Infraestruturas de Portugal (IP), durará cerca de quatro meses, o que faz com que não seja possível a saída da cidade pelo túnel de Coimbra B, sendo necessárias outras alternativas.
Desta forma, a saída de Coimbra para quem vem de norte ou de nascente da cidade será pela Rotunda da Casa do Sal, passando pelo túnel do Choupal (junto ao McDonalds) sob a linha do comboio e finalmente pela Avenida Aeminium, passado o túnel cortar à esquerda para o tabuleiro inferior da Ponte do Açude ou cortar à direita para a Geria/Figueira.
A entrada em Coimbra será realizada pelo túnel de Coimbra B que, fechando embora para quem sai da cidade, se mantem aberto para quem entra.
Quem vem da Avenida Fernão de Magalhães, vindo do centro da cidade, terá como alternativa virar à esquerda (junto ao McDonalds) e seguir diretamente para o túnel do Choupal. Para o efeito, será contruído um atravessamento provisório na avenida.
Este condicionamento de trânsito deve-se à necessidade da execução de fundações profundas, estabilização de taludes, construção de novos muros e construção do novo tabuleiro, que passará a ter duas vias adicionais dedicadas ao Metrobus.