As trotinetas com motor elétrico vão chegar a Coimbra em março, graças a um acordo que foi formalizado, anteontem, entre a Câmara Municipal e a empresa Lime. Este acordo de colaboração visa a instalação e operação de um sistema de partilha de trotinetas elétricas na cidade, uma forma que a autarquia encontrou para regular a atividade.
Assim, em março, Coimbra será a segunda cidade portuguesa a receber esta operadora. Até lá vão decorrer campanhas de segurança e educação, com o objetivo de promover hábitos de uso responsável, desde a utilização do capacete, à condução segura e que respeite as regras de trânsito, até ao estacionamento correto.
O Município de Coimbra lembra que este meio de transporte, com vantagens a nível ambiental, já está a ser instalado em várias cidades por todo o mundo, sendo considerado como útil para quem tem de percorrer distâncias relativamente curtas ao longo do dia, sem preocupações maiores com o estacionamento.
Durante a assinatura do acordo, o presidente da Câmara, Manuel Machado, sublinhou que se trata de “um desafio”, particularmente para os seus “utilizadores e para os moradores da cidade”, de quem depende, antes de mais, o “bom uso do espaço público”. Apesar de “alguns riscos” que possam representar, o autarca assume-se “confiante”, lançando um repto a todos para que cooperem para melhor integrar este meio de transporte na mobilidade da cidade.
Os ganhos ambientais e energéticos são, também, um ponto a favor deste sistema, que permite, face à utilização do automóvel, uma redução de emissões de gases com efeito de estufa, de partículas, de ruído ambiente, de consumo de energia, de congestionamento do tráfego, melhoria da qualidade do ar e do ambiente urbano.
De acordo com a autarquia, o custo da viagem será de um euro para desbloquear a trotineta, ao qual se somam 15 cêntimos por minuto de utilização, implicando o uso da aplicação móvel da Lime. O operador terá ainda meios próprios que procedem diariamente à recolha dos equipamentos e recarregamento das baterias. Para além das suas próprias equipas, a Lime estabelece também parcerias com particulares locais, denominados ‘juicers’, que recolhem e recarregam os veículos durante a noite e depois distribuem durante a manhã, sendo pagos por esse serviço.